Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Estados Unidos "não hesitarão" em reforçar sanções ao Irão

A secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, vai advertir hoje, num discurso do qual foram divulgados excertos, de que Washington "não hesitará" em, juntamente com os seus aliados, reforçar as sanções ao Irão após o ataque a Israel.

Estados Unidos "não hesitarão" em reforçar sanções ao Irão
Notícias ao Minuto

15:44 - 16/04/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"O [Departamento do] Tesouro não hesitará em trabalhar com os nossos aliados para usar o nosso poder de sanções para continuar a perturbar as atividades malignas e destabilizadoras do regime iraniano", avisará a responsável da Economia e das Finanças do Governo do Presidente Joe Biden.

Falando a abrir uma conferência de imprensa do dia em que se iniciam as reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, Janet Yellen sublinhará que "as ações do Irão ameaçam a estabilidade da região e poderão ter repercussões económicas".

No sábado à noite, Teerão realizou um ataque direto ao território israelita, em resposta a um ataque mortal contra o seu consulado em Damasco, Síria, atribuído a Israel.

Desde a chegada de Joe Biden à Casa Branca, em janeiro de 2021, os Estados Unidos da América (EUA) visaram "mais de 500 pessoas e entidades ligadas ao terrorismo e ao financiamento do terrorismo pelo regime iraniano" e os vários movimentos a ele ligados na região, indicará a responsável.

Os seus alvos foram, em particular, "os programas de 'drones' (aeronaves não-tripuladas) e de mísseis do Irão e o seu financiamento do [movimento islamita palestiniano] Hamas, dos [rebeldes iemenitas] Huthis, do [grupo xiita libanês] Hezbollah e de milícias iraquianas", precisará.

Yellen vai insistir que as sanções impostas ao Hamas não devem impedir a ajuda humanitária de chegar aos habitantes da Faixa de Gaza - afetados pela guerra que Israel ali trava há mais de seis meses, em retaliação contra um ataque do movimento islamita palestiniano ao seu território, a 07 de outubro de 2023 -, assegurando que o Tesouro procedeu de forma a "garantir que as sanções não criam entraves à ajuda vital".

"Em Gaza, toda a população -- mais de dois milhões de pessoas -- enfrenta insegurança alimentar aguda, e a maior parte da população está deslocada. Cabe a todos nós, aqui presentes nestas reuniões, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para pôr fim a esse sofrimento", sustentará a secretária do Tesouro norte-americana, no seu discurso.

Além disso, tal como anunciado na segunda-feira por um responsável do Departamento do Tesouro, Washington tenciona aproveitar as reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial para fazer avançar o plano de utilização dos bens congelados da Rússia para armar e reconstruir a Ucrânia, a braços com uma invasão militar russa desde fevereiro de 2022.

"Continuamos a trabalhar com os nossos parceiros internacionais para desbloquear o valor económico dos bens soberanos russos congelados e garantir que a Rússia paga pelos danos que causou", dirá Janet Yellen.

As reuniões de primavera do FMI e do Banco Mundial começaram hoje em Washington e durarão uma semana.

Leia Também: MNE chama embaixador do Irão e exige libertação do navio MSC Aries

Recomendados para si

;
Campo obrigatório