Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

"Direção certa". Mulher de Assange reage a comentários de Biden

Joe Biden declarou que os EUA "estão a analisar" o pedido do governo australiano para arquivar o processo judicial contra Assange.

"Direção certa". Mulher de Assange reage a comentários de Biden
Notícias ao Minuto

18:20 - 11/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Julian Assange

A mulher do australiano Julian Assange, fundador do portal WikiLeaks, afirmou, esta quinta-feira, que o processo judicial contra o seu marido poderá "estar a avançar na direção certa" após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ter referido que o país está "a analisar" um pedido para arquivar o caso. 

"Parece que as coisas podem estar a avançar na direção certa", disse Stella Assange à BBC, acrescentando que a acusação era "um legado de Trump e que Joe Biden devia tê-la retirado desde o primeiro dia".

Também o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, reagiu aos comentários de Biden e afirmou que "o senhor Assange já pagou um preço significativo e já é suficiente".

Sublinhe-se que Julian Assange foi acusado de 17 crimes de espionagem pelos EUA, ao abrigo da Lei de Espionagem de 1917, podendo enfrentar até 175 anos de prisão.

O jornalista, de 52 anos, encontra-se preso desde 11 de abril de 2019 numa prisão de alta segurança no Reino Unido, depois de ter sido detido pela polícia inglesa na embaixada do Equador em Londres, onde se refugiou durante sete anos. Agora, o tribunal britânico irá reconsiderar a autorização de Julian Assange para recorrer da sua extradição para os EUA a 20 de maio de 2024.

Na quarta-feira, Joe Biden declarou que os EUA "estão a analisar" o pedido do governo australiano para arquivar o processo judicial contra Assange, pela divulgação de documentos confidenciais.

Leia Também: Biden diz que EUA "consideram" desistir de acusações contra Assange

Recomendados para si

;
Campo obrigatório