Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

Conceição habituado a 'despedidas' em grande. Amorim quer 'fintar' lógica

Retas finais de época têm sido amplamente sorridentes para o FC Porto, tratando-se de um registo que merece a atenção do Boavista, do Sporting de Braga e... do campeão Sporting.

Conceição habituado a 'despedidas' em grande. Amorim quer 'fintar' lógica
Notícias ao Minuto

07:27 - 08/05/24 por Miguel Simões

Desporto Taça de Portugal

Sérgio Conceição chegou ao FC Porto em 2017 e, desde então, vincou uma tendência algo sorridente nas retas finais de época, independentemente do número de títulos conquistados em cada uma delas.

Atendendo aos três jogos que antecederam todas as férias dos últimas épocas, o registo largamente vitorioso dos dragões apenas enfrentou dois momentos de exceção. O primeiro  aconteceu em 2018/19, fruto do empate frente ao Sporting no Jamor (2-2), deixando os leões a sorrir nas grandes penalidades (5-4). Já o segundo e último passou por uma derrota frente ao Sporting de Braga (2-1), na última jornada da I Liga, em 2019/20.

Este é, por isso, um dado que merece toda a atenção por parte dos últimos três adversários do FC Porto na presente temporada, começando pelo Boavista, seguindo-se o Sporting de Braga e acabando no mais recente campeão Sporting, novamente na final de uma Taça de Portugal. Rúben Amorim (e não só) tentará, assim, 'fintar' a lógica dos últimos anos.

2017/18 Marítimo 0-1 FC Porto (I Liga) FC Porto 2-1 Feirense (I Liga) Vitória SC 0-1 FC Porto (I Liga)
2018/19 Nacional 0-4 FC Porto (I Liga) FC Porto 2-2 Sporting (I Liga) Sporting 2-2 FC Porto (5-4 g.p.) (Taça)
2019/20 FC Porto 6-1 Moreirense (I Liga) Sp. Braga 2-1 FC Porto (I Liga) Benfica 1-2 FC Porto (Taça)
2020/21 FC Porto 5-1 Farense (I Liga) Rio Ave 0-3 FC Porto (I Liga) FC Porto 4-0 B SAD (I Liga)
2021/22 Benfica 0-1 FC Porto (I Liga) FC Porto 2-0 Estoril (I Liga) FC Porto 3-1 Tondela (Taça)
2022/23 Famalicão 2-4 FC Porto (I Liga) FC Porto 3-0 Vitória SC (I Liga) Sp. Braga 0-2 FC Porto (Taça)

Curiosamente, os bracarenses são o penúltimo oponente dos azuis e brancos (à semelhança do que aconteceu em 2020), com um jogo que até poderá ter influência nas decisões do pódio, seguindo-se depois os leões novamente como último adversário de uma temporada, igualmente na final de uma Taça de Portugal. Haverá espaço para 'imitar' 2018/19?

Rúben Amorim terá de 'imitar'... Marcel Keizer

Dez anos depois de ter estado numa final da Taça de Portugal - como jogador, em 18 de maio de 2014, na vitória do Benfica frente ao Rio Ave (1-0) - Rúben Amorim está de regresso ao Jamor para disputar a prova-rainha, tratando-se precisamente do único troféu em falta no seu palmarés, agora como treinador.

A última vez que o Sporting arrecadou a Taça de Portugal foi precisamente dentro de uma das exceções da 'lógica' do FC Porto na era Sérgio Conceição, em 2019, quando Marcel Keizer era o treinador dos leões. Na altura, leões e dragões fecharam o tempo regulamentar com um 1-1 no marcador, encerraram o prolongamento com um 2-2 e as decisões das grandes penalidades (5-4) deixariam o emblema de Alvalade em festa - Sebastián Coates estava de um lado, Pepe do outro, tratando-se dos únicos dois 'sobreviventes'.

Notícias ao Minuto Último Clássico entre FC Porto e Sporting numa final da Taça de Portugal realizou-se no dia 25 de maio de 2019.© Getty Images  

Perante tal cenário, o mais recente treinador a sagrar-se campeão português terá de repetir o feito do técnico neerlandês para acabar a época a sorrir, naquela quer seria a sétima 'dobradinha' do Sporting. Já o FC Porto não sabe o que é terminar uma época sem títulos desde 2016/17, precisamente antes da entrada de Sérgio Conceição, pelo que vê na Taça de Portugal a última hipótese para manter esse registo.

De recordar que o Clássico que encerra a presente temporada realiza-se no próximo dia 26 de maio, pelas 17h15, no Jamor, sendo que os bilhetes começam a ser vendidos já esta quarta-feira.

Leia Também: Atenção, Sporting e FC Porto. Já há data para a venda de bilhetes na Taça

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório