Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

MNE da Letónia demite-se por uso de aviões privados pelo seu gabinete

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Letónia anunciou hoje que vai demitir-se, após uma investigação criminal sobre o recurso a voos privados dispendiosos pelo seu gabinete quando foi primeiro-ministro do país báltico, entre 2019 e 2023.

MNE da Letónia demite-se por uso de aviões privados pelo seu gabinete
Notícias ao Minuto

18:29 - 28/03/24 por Lusa

Mundo Krisjanis Karins

Depois de se reunir com a primeira-ministra, Evika Silina, o chefe da diplomacia letã, Krisjanis Karins, declarou à imprensa que deixará o cargo a 10 de abril, para permitir que os deputados do Saeima, ou parlamento, se pronunciem no dia seguinte sobre o seu sucessor.

Karins, que já tinha anunciado interesse em tornar-se o próximo secretário-geral da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental), não forneceu qualquer explicação nem fez mais comentários sobre o assunto à comunicação social.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral anunciou que ia iniciar processos penais sobre o alegado gasto indevido de dinheiro público no uso de serviços de aviação privada por Karins e respetivas comitivas durante o seu mandato como primeiro-ministro.

As críticas da opinião pública centraram-se na questão de saber se todos os voos de Karins e do seu gabinete, incluindo em jatos privados fretados, eram necessários para cumprir os seus compromissos oficiais, e se a utilização de voos fretados - muitas vezes substancialmente mais caros do que os voos regulares - se justificava em determinados casos.

Não há indícios de que o próprio Karins enfrente acusações no âmbito da investigação a este escândalo que rebentou no ano passado e causou indignação pública na Letónia, Estado-membro da União Europeia (UE) e da NATO com uma população de 1,9 milhões de habitantes e fronteira com a Rússia.

Em declarações à imprensa, a atual primeira-ministra elogiou a decisão de Karins de se demitir, apesar de não ter sido pessoalmente acusado de qualquer irregularidade nesta fase, afirmando que ele agiu como "um político ocidental respeitável".

"Creio que Krisjanis Karins tem trabalhado de boa-fé como ministro dos Negócios Estrangeiros e representado muito bem os interesses da Letónia, tanto na UE como na NATO", disse Silina, citada pela agência noticiosa letã LETA.

Evika Silina, que assumiu a chefia do Governo da Letónia apenas em setembro do ano passado, altura em que Karins se tornou ministro dos Negócios Estrangeiros, indicou que ainda não decidiu quem será o próximo candidato a chefe da diplomacia.

Leia Também: Letónia anuncia reintrodução do serviço militar obrigatório

Recomendados para si

;
Campo obrigatório