Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 26º

Milhares nas ruas em cidades australianas contra a violência de género

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em várias cidades australianas contra a violência contra as mulheres e para exigir leis mais duras contra este flagelo, após pelo menos 26 mulheres terem morrido este ano em episódios de violência de género.

Milhares nas ruas em cidades australianas contra a violência de género
Notícias ao Minuto

13:03 - 27/04/24 por Lusa

Mundo Austrália

Nas manifestações de hoje, milhares de pessoas manifestaram-se em Sydney (a cidade mais populosa do país), Hobart e Adelaide, e as manifestações prosseguirão no domingo nas cidades de Melbourne, Perth, Brisbane e Camberra, entre outras, segundo a emissora estatal ABC.

O primeiro-ministro do país, Anthony Albanese, anunciou através da rede social X que participará na marcha na capital do país no domingo porque "uma mulher foi assassinada a cada quatro dias este ano".

"A violência contra as mulheres é uma epidemia, temos de fazer melhor. Os governos têm de fazer melhor e nós temos de fazer melhor enquanto sociedade. Amanhã caminharei com as mulheres do país para dizer que já chega", disse o Presidente.

As manifestações surgem na sequência de um ataque com faca perpetrado por um homem num centro comercial de Sydney que causou a morte de seis pessoas inocentes, incluindo cinco mulheres.

Sarah Williams, do grupo que está a organizar as marchas "What were you wearing?" ("O que é que tinhas vestido?"), disse na televisão estatal ABC que "a Austrália está a viver um tempo de emergência nacional com a violência masculina".

A violência de género tem sido um tema quente nos últimos anos na Austrália, onde em 2021 dezenas de milhares de cidadãos se manifestaram na sequência de um caso de abuso sexual contra uma conselheira política no Parlamento em Camberra.

Leia Também: Polícia australiana acusa cinco menores de terrorismo após ataque a bispo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório