Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

"Trabalho doido". Justin Trudeau diz que pensa diariamente em demitir-se

O primeiro-ministro do Canadá diz que pensa frequentemente em deixar o seu "trabalho doido", mas planeia permanecer no cargo até mais uma eleição.

"Trabalho doido". Justin Trudeau diz que pensa diariamente em demitir-se
Notícias ao Minuto

23:45 - 15/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, tem enfrentado dúvidas crescentes sobre o seu futuro político, com a sua popularidade no país em queda. 

Numa entrevista à emissora Radio-Canada, citada pela BBC, Trudeau falou sobre os sacrifícios pessoais decorrentes do seu trabalho e que pensa frequentemente em demitir-se. 

As sondagens de opinião realizadas nos últimos meses indicam que os canadianos estão a sentir uma insatisfação crescente com o seu governo, estimulada pela frustração com questões como o acesso à habitação e o custo de vida.

As preocupações de que a “marca Trudeau” possa ser um obstáculo à sorte do Partido Liberal levaram à especulação nos círculos políticos de que Trudeau pode estar a pensar na saída, e até mesmo alguns aliados sugeriram que é altura de ele partir.

Contudo, numa entrevista divulgada esta sexta-feira, Trudeau disse: “Eu não poderia ser o homem que sou e abandonar a luta neste momento”.

"Penso em pedir a demissão todos os dias. É um trabalho doido que estou a fazer, a fazer sacrifícios pessoais", disse o dirigente, que está no cargo desde 2015. "Claro, é super difícil. É super chato às vezes."

No ano passado anunciou que se iria separa de Sophie Grégoire Trudeau, com quem tem três filhos.

Apesar das dúvidas, o líder planeia permanecer no cargo até mais uma eleição. As próximas eleições gerais do Canadá devem ser realizadas até outubro de 2025.

Leia Também: Canadá "em choque" após raro homicídio em massa. Família era do Sri Lanka

Recomendados para si

;
Campo obrigatório