Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 29º

Ponto Parágrafo. Chef Rui Rebelo estreia-se no mundo vínico

Por agora, está à venda apenas no Terraço Editorial, em Lisboa.

Ponto Parágrafo. Chef Rui Rebelo estreia-se no mundo vínico
Notícias ao Minuto

21:58 - 07/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vinhos

Ponto Parágrafo é a estreia da assinatura do chef Rui Rebelo no mundo vínico no formato de um Pét-Nat, abreviatura de Pétillant Naturel, um espumante de notas frutadas, leve e jovem, com um gás característico.

Composto pelas castas Arinto, Avesso, Viosinho, Códega do Larinho e Rabigato, as uvas do Pet Nat Ponto Parágrafo são provenientes da Quinta da Castanheira, em Baião. O cunho do chef está - em parceria com o enólogo Pedro Mota - no perfil de baixa intervenção do Pét-Nat: ao invés de ser engarrafado nos trâmites do método ancestral, vê a sua fermentação feita numa cuba isobárica, o que equivale a estar numa garrafa de 2500 litros cheia de pressão, ficando lá a estagiar.

Leia Também: Quinta da Manoella apresenta quinteto de novidades

O objetivo foi criar um Pét-Nat mais refinado, com pouca borra em suspensão, que é afinado em cuba, sendo o transvase para a garrafa feito uns meses depois, de forma a não perder a pressão. O resultado é um Pét-Nat refinado, mais translúcido, seco, sem açúcar, afinado e estabilizado para garantir uma qualidade consistente durante os próximos anos.

Notícias ao Minuto Chef Rui Rebelo© Ponto Parágrafo

"Tenho uma relação de grande proximidade com a Quinta da Castanheira, chamemos-lhe uma história de amor… Sendo nascido e criado num dos Bairros mais típicos e agitados de Lisboa, e desenvolvendo toda a minha vida na cidade, retorno ao campo e à Quinta, para zerar o ruído, para me misturar com as cores e sabores da natureza, com as gentes, com a origem. A vinha e o vinho são a Quinta e fazem parte do meu ADN enquanto chef", conta Rui Rebelo em comunicado. "Quando decidimos lançar o Restaurante Terraço Editorial, demos-lhe o conceito de biblioteca enocultural. Desde aí até sentir o chamado para criar o nosso próprio vinho, foi um passo natural."

Leia Também: Vinhos Alabastro conquistam certificação de produção sustentável

O chef acrescenta: "Ter o Pét-Nat Ponto Parágrafo nos meus espaços, é como trazer a Quinta da Castanheira para a cidade, juntando o melhor dos meus dois mundos".

Por agora, está à venda apenas no Terraço Editorial, em Lisboa, Cada garrafa custa 26 euros.

Notícias ao Minuto © Ponto Parágrafo

Leia Também: Vinhos da Beira Interior alcançam 95 medalhas em concurso

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório