Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de vinte empresários na visita do primeiro-ministro de Itália a Angola

Mais de duas dezenas de empresários acompanham o primeiro-ministro de Itália, Matteo Renzi, nas reuniões de trabalho agendadas para o dia de hoje em Luanda, no âmbito de uma visita oficial a Angola.

Mais de vinte empresários na visita do primeiro-ministro de Itália a Angola
Notícias ao Minuto

06:30 - 21/07/14 por Lusa

Mundo Matteo Renzi

De acordo com fonte do Ministério das Relações Exteriores de Angola, a visita de Matteo Renzi visa o relançamento e aprofundamento das relações e cooperação bilateral económica.

No primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística angolano consultados pela Lusa, as exportações de Angola para Itália - essencialmente petróleo - cresceram para 38,1 mil milhões de kwanzas (291 milhões de euros).

Já as importações a partir de Itália, como máquinas industriais, ferro, aço e bens alimentares, descerem no mesmo período para 5,6 mil milhões de kwanzas (42,7 milhões de euros), pelo que o saldo da balança comercial é largamente favorável a Angola.

Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer, três meses depois, a independência de Angola, conquistada a 11 de novembro de 1975. Em 1989, Angola foi considerada por Itália como um país de "primeira prioridade".

Durante a visita de 24 horas a Luanda, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi será recebido pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, entre outras reuniões que envolvem a comitiva oficial, com 25 empresários de Itália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório