Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 12º MÁX 26º

Iraque elege conselhos provinciais pela primeira vez em 10 anos

Os iraquianos votaram hoje para escolher os membros dos seus conselhos provinciais, na primeira votação deste tipo numa década que servirá para consolidar os partidos xiitas pró-Irão no poder.

Iraque elege conselhos provinciais pela primeira vez em 10 anos
Notícias ao Minuto

16:56 - 18/12/23 por Lusa

Mundo Iraque

Depois de se juntar à oposição, o influente líder religioso xiita Moqtada Sadr está a boicotar estas eleições que decorrem em 15 províncias.

Num país de 43 milhões de habitantes, rico em hidrocarbonetos, mas minado pela corrupção endémica, a desilusão tomou conta dos cidadãos, o que pode ajudar a compreender a baixa taxa de participação nestas eleições.

A votação é um teste para o governo de Mohamed Chia al-Soudani, que foi nomeado por uma coligação de partidos pró-Irão e que defende a sua política de desenvolvimento de serviços públicos e infraestruturas, devastada por décadas de conflito.

Num país traumatizado por ataques 'jihadistas' devastadores, o dia de votação não registou incidentes de segurança, segundo as autoridades.

No total, cerca de 17 milhões de eleitores foram chamados às urnas para decidir entre 6.000 candidatos que competem por 285 lugares nas províncias em questão.

Os resultados preliminares são esperados na terça-feira, 24 horas após o final da votação, segundo a comissão eleitoral.

No país predominantemente xiita, as eleições deverão consolidar fações do Quadro de Coordenação, uma coligação pró-Irão que representa os partidos xiitas e os antigos paramilitares Hachd al-Chaabi, integrados nas forças regulares.

Durante uma revolta contra o regime, no outono de 2019, os conselhos provinciais foram dissolvidos pelo Parlamento.

Contudo, o governo de Soudani validou a sua restauração e as eleições de hoje foram as primeiras desde 2013.

Leia Também: Iraque. Comissão aplaude participação na votação antecipada para eleições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório