Um professor norte-americano foi detido em Moscovo, acusado de crime de vandalismo, por ter invadido uma biblioteca infantil na Rússia. Foi condenado a 10 dias de prisão
William Nycum foi encontrado embriagado no interior da biblioteca, na sexta-feira, depois de ter partido uma janela para 'invadir' o espaço, revelou esta terça-feira a agência noticiosa estatal RIA Novosti.
O suspeito encontrava-se na Rússia com um visto de turista de seis meses. Estava a viver em casa de conhecidos e a trabalhar como professor de inglês, segundo a imprensa russa, citada pela Associated Press (AP).
A detenção ocorre numa altura de grande tensão entre a Rússia e os Estados Unidos, na sequência da guerra na Ucrânia e da crescente preocupação decorrente das pessoas de nacionalidade norte-americana detidas no país.
Entre as quais estão o executivo de segurança empresarial Paul Whelan - condenado a 16 anos de prisão - e o repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, que foi detido em março do ano passado e continua a aguardar julgamento, após um tribunal russo ter rejeitado o último de uma série de recursos interpostos pelo jornalista, no final de abril, contra a sua prisão preventiva. Ambos estão acusados de espionagem.
O governo dos EUA considerou que ambos foram detidos injustamente e tenta negociar a sua libertação.
Leia Também: Rejeitado novo recurso de Evan Gershkovich. As imagens em tribunal