Procurar

Lula diz que vai convidar Trump para a COP30 na Amazónia brasileira

O presidente brasileiro, Lula da Silva, disse hoje que vai ligar ao chefe de Estado norte-americano para que Donald Trump participe na Cimeira das Nações Unidas do Clima (COP30), numa altura de crise diplomática entre os dois países.

Lula diz que vai convidar Trump para a COP30 na Amazónia brasileira

© Lusa

Lusa
05/08/2025 22:48 ‧ há 2 meses por Lusa

Mundo

COP30

"Eu não vou ligar para Trump para comercializar, porque ele não quer falar. Mas eu vou ligar a Trump para o convidar para a COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática", disse o chefe de Estado brasileiro, durante uma reunião no Palácio Itamaraty em Brasília.

 

"Se ele não vier, vai ser porque não quer, mas não vai ser por falta de delicadeza, charme e democracia", insistiu Lula da Silva referindo-se à cimeira que deverá decorrer em novembro na cidade brasileira de Belém do Pará.

Quanto às tarifas de 50% que deverão entrar em vigor na quarta-feira, impostas por Donald Trump a vários produtos brasileiros, Lula da Silva garantiu que o Governo está a preparar "um plano de contingência para mitigar esse ataque injusto e aliviar os prejuízos económicos e sociais".

Na quarta-feira, os Estados Unidos impuseram a Lei Magnitsky a Alexandre de Moraes, dispositivo que impõe sanções económicas por violações graves contra os direitos humanos ou corrupção.

Poucas horas depois, o Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou o decreto que oficializa a imposição de tarifas de 50% a vários produtos brasileiros.

As duas decisões foram vistas como intimamente ligadas, tendo como peça central Alexandre de Moraes, relator do processo no qual Jair Bolsonaro e o seu núcleo são acusados de tentativa de golpe de Estado contra a vitória eleitoral de Lula da Silva nas presidenciais de 2022.

De acordo com o Ministério Público, além de discutir com os seus ministros e altos oficiais militares medidas para anular as eleições e até mesmo matar Lula da Silva, Bolsonaro incentivou o ataque às sedes da Presidência, do Congresso e do Supremo Tribunal, promovido por milhares de radicais a 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Leia Também: Sede da COP30 está entre as cidades brasileiras com pior saneamento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10