Lula diz que vai convidar Trump para a COP30 na Amazónia brasileira

O presidente brasileiro, Lula da Silva, disse hoje que vai ligar ao chefe de Estado norte-americano para que Donald Trump participe na Cimeira das Nações Unidas do Clima (COP30), numa altura de crise diplomática entre os dois países.

Ceremony of the 'Minha Casa Minha Vida' housing program in Brasilia

© Lusa

Lusa
05/08/2025 22:48 ‧ há 10 horas por Lusa

Mundo

COP30

"Eu não vou ligar para Trump para comercializar, porque ele não quer falar. Mas eu vou ligar a Trump para o convidar para a COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática", disse o chefe de Estado brasileiro, durante uma reunião no Palácio Itamaraty em Brasília.

 

"Se ele não vier, vai ser porque não quer, mas não vai ser por falta de delicadeza, charme e democracia", insistiu Lula da Silva referindo-se à cimeira que deverá decorrer em novembro na cidade brasileira de Belém do Pará.

Quanto às tarifas de 50% que deverão entrar em vigor na quarta-feira, impostas por Donald Trump a vários produtos brasileiros, Lula da Silva garantiu que o Governo está a preparar "um plano de contingência para mitigar esse ataque injusto e aliviar os prejuízos económicos e sociais".

Na quarta-feira, os Estados Unidos impuseram a Lei Magnitsky a Alexandre de Moraes, dispositivo que impõe sanções económicas por violações graves contra os direitos humanos ou corrupção.

Poucas horas depois, o Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou o decreto que oficializa a imposição de tarifas de 50% a vários produtos brasileiros.

As duas decisões foram vistas como intimamente ligadas, tendo como peça central Alexandre de Moraes, relator do processo no qual Jair Bolsonaro e o seu núcleo são acusados de tentativa de golpe de Estado contra a vitória eleitoral de Lula da Silva nas presidenciais de 2022.

De acordo com o Ministério Público, além de discutir com os seus ministros e altos oficiais militares medidas para anular as eleições e até mesmo matar Lula da Silva, Bolsonaro incentivou o ataque às sedes da Presidência, do Congresso e do Supremo Tribunal, promovido por milhares de radicais a 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Leia Também: Sede da COP30 está entre as cidades brasileiras com pior saneamento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas