Donald Trump vai assinar hoje um decreto para oficializar a 'task force', informou a Casa Branca. Para o atual presidente, é "uma grande honra supervisionar o espetáculo desportivo global", disse a secretária de imprensa, Karoline Leavitt, acrescentando que o desporto é uma das "maiores paixões" do presidente.
Os Jogos Olímpicos de 2028 vão ser os primeiros a serem sediados nos EUA, desde os Jogos de Inverno de 2002, em Salt Lake City, no Utah.
Donald Trump e o presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos e dos Paraolímpicos de 2028 (LA28), Casey Wasserman, disseram que ter uma unidade responsável "marca um importante passo em frente nos esforços de planeamento" e reflete o compromisso partilhado, dos organizadores, de realizar "não só os maiores, mas os melhores jogos que o mundo já viu, no verão de 2028".
Durante a reunião que se realizou hoje à tarde, a porta-voz do departamento de Estado, Tammy Bruce, disse que a 'task-force' "coordenará as agências federais, estaduais e locais para garantir processos de vistos simplificados, segurança robusta e transporte eficiente".
A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos LA28 está marcada para 14 de julho de 2028, com as competições a decorrerem até 30 de julho.
Os Jogos Paralímpicos LA28 começam no dia 15 de agosto e terminam no dia 27 de agosto de 2028.
A diretora de atletas da LA28 e cinco vezes medalhada olímpica Janet Evans disse que "os Jogos LA28 serão diferentes de todos os outros, apresentando o melhor dos estádios do sul da Califórnia e da cultura de classe mundial para atletas e adeptos".
Os Jogos LA28 vão ser realizados pela terceira vez em Los Angeles (anteriormente aconteceram em 1984 e em 1932). É a primeira vez que a cidade acolhe os Jogos Paralímpicos.
A nadadora paralímpica e membro da Comissão de Atletas da LA28 Ileana Rodriguez disse por seu lado que "Los Angeles tem os locais de competição mais incríveis e as instalações de treino de última geração".
"Os Jogos LA28 serão incríveis para todos os atletas que vierem a Los Angeles em busca de um sonho de vida. Estes serão os nossos primeiros Jogos Paralímpicos em Los Angeles e temos uma grande oportunidade de mostrar ao mundo o que é possível para as pessoas com deficiência", acrescentou.
De acordo com o Comité Olímpico dos EUA, nos Jogos LA28 vão ser utilizados estádios e instalações desportivas de classe mundial presentes em toda a região de Los Angeles, garantindo um evento sustentável e fiscalmente responsável.
Os Jogos LA28 contarão com mais de 3.000 horas de desporto ao vivo, em 800 eventos e mais de 40 modalidades, estando previsto que 15.000 atletas compitam nos Olímpicos e Paralímpicos, segundo o Comité Olímpico.
Leia Também: Trump 'apanhado' no telhado da Casa Branca e brinca: "Mísseis nucleares"?