Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Dublin. PM irlandês critica tumultos de quinta-feira que envergonham país

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, declarou hoje que os tumultos ocorridos em Dublin na quinta-feira, atribuídos à extrema-direita, envergonham a Irlanda.

Dublin. PM irlandês critica tumultos de quinta-feira que envergonham país
Notícias ao Minuto

11:17 - 24/11/23 por Lusa

Mundo Dublin

"Estas pessoas afirmam que estão a defender os cidadãos irlandeses", mas "estão a colocar em perigo" os "mais inocentes e vulneráveis", afirmou Varadkar -- que é filho de pai indiano e mãe irlandesa - aos jornalistas.

"Eles são uma vergonha para Dublin, uma vergonha para a Irlanda, uma vergonha para as suas famílias e para eles próprios", acrescentou o primeiro-ministro.

Acusou os desordeiros de estarem "cheios de ódio" e de gostarem de violência, "do caos e de causar sofrimento aos outros".

"Devemos recuperar a Irlanda daqueles que exploram sem escrúpulos os medos daqueles que são facilmente arrastados para a escuridão", continuou.

O chefe do governo centrista prometeu usar "todos os recursos da lei, toda a máquina do Estado para punir os envolvidos".

Varadkar anunciou uma próxima modernização das leis sobre a exploração de imagens de videovigilância e a luta contra o "ódio".

"O Governo protegerá incansavelmente os nossos cidadãos", insistiu o primeiro-ministro irlandês.

O vice-primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, disse anteriormente que os acontecimentos de quinta-feira não refletem de forma alguma os valores da "grande maioria" do povo irlandês.

Um total de 34 pessoas foram detidas nos tumultos ocorridos na noite de quinta-feira em Dublin, após quatro pessoas, três destas crianças, terem sido esfaqueadas por um homem, disse hoje a polícia irlandesa.

"O que vimos ontem [quinta-feira] à noite foi uma extraordinária explosão de violência (...), com cenas que não víamos há décadas", referiu hoje o comissário da polícia, Drew Harris, numa conferência de imprensa.

Harris declarou ainda que um polícia ficou gravemente ferido e "muitos outros agentes" acabaram por sofrer ferimentos durante os tumultos.

Depois do esfaqueamento, que deixou uma criança de cinco anos em estado grave, grupos anti-imigração concentraram-se a norte da capital e entraram em confronto com a polícia, após o que os distúrbios se estenderam a outras zonas da cidade.

Em resultado dos confrontos, várias ruas foram encerradas e os transportes públicos foram suspensos.

A polícia informou que o ataque com arma branca, ocorrido no centro de Dublin, "não está relacionado com terrorismo".

O alegado agressor, cuja identidade não foi divulgada, também está hospitalizado com feridas de arma branca e a ser interrogado para esclarecer os motivos do ataque. A polícia apelou à manutenção da tranquilidade pública.

Alguns meios de comunicação indicaram que o suspeito, com cerca de 50 anos e que não nasceu na Irlanda, vive no país há mais de 20 anos e que tem passaporte irlandês.

Leia Também: Pelo menos 34 detidos por tumultos em Dublin após esfaqueamentos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório