Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Incidente diplomático? Cão da presidente moldava morde chefe de Estado

Segundo a responsável, o animal ter-se-á assustado com a multidão.

Incidente diplomático? Cão da presidente moldava morde chefe de Estado
Notícias ao Minuto

23:10 - 16/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Moldova

O animal de estimação da presidente da Moldova, Maia Sandu, protagonizou um incidente diplomático, esta quinta-feira, ao morder a mão do presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen. O responsável, que se encontra de visita ao país com a homóloga eslovena, Nataša Pirc Musar, foi mordido por Codruţ quando tentava acariciá-lo.

Imagens divulgadas pelos meios de comunicação moldavos mostram o momento do incidente, que ocorreu no pátio da Presidência da República da Moldova. Inicialmente, o animal dirigiu-se alegremente até ao chefe de Estado austríaco, mas rapidamente se virou contra si.

Desta feita, a presidente moldava apressou-se a explicar, em inglês, que o animal ter-se-á assustado com a multidão.

Codruţ foi adotado pela Presidência da Moldova depois de ter sido encontrado na rua, atropelado por um carro. O animal perdeu uma pata mas, de acordo com a chefe de Estado, "corre alegremente sobre três patas".

Van der Bellen foi, depois, visto com um penso na mão, mas deu continuidade às reuniões diplomáticas. O responsável assegurou também ter dado conta do "apoio inabalável" da Áustria no "caminho da Moldova para a União Europeia (UE)".

"A Áustria é um parceiro próximo que está ao lado da Moldova nestes tempos difíceis", escreveu, na rede social X (Twitter).

Por seu turno, Sandu salientou que "a visita do presidente Van der Bellen e da presidente Pirc Musar é um forte sinal de apoio" às aspirações do país, que ambiciona ser "parte da grande família europeia".

De notar que, no início deste mês, a UE anunciou que estaria disposta a "finalizar o quadro de negociações" com a Moldova em março de 2024, caso todas as reformas exigidas pelo bloco – incluindo sanções contra a Rússia – fossem integralmente implementadas.

Leia Também: Moldova afirma que as negociações com a UE são importantes para o país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório