Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Moldova afirma que as negociações com a UE são importantes para o país

A presidente da Moldova, Maia Sandu, afirmou hoje que a recomendação da Comissão Europeia de abrir negociações de adesão com a antiga república soviética é "um marco importante" para o país.

Moldova afirma que as negociações com a UE são importantes para o país
Notícias ao Minuto

13:52 - 08/11/23 por Lusa

Mundo Moldova

"A Comissão Europeia recomendou o início das negociações de adesão com a União Europeia, reconhecendo o nosso compromisso com a democracia e o desenvolvimento", declarou Maia Sandu na rede social X (antigo Twitter).

A presidente moldava, cujo país acolheu a segunda cimeira da Comunidade Política Europeia em maio passado, sublinhou que "a Moldova está firmemente no caminho da adesão à UE e continuará a trabalhar incansavelmente para este objetivo".

A Comissão Europeia autorizou hoje o início das negociações de adesão com a Ucrânia, a Moldova e a Bósnia-Herzegovina, recomendando também que fosse concedido à Geórgia o estatuto de país candidato.

"Hoje é um dia histórico porque a Comissão recomenda que o Conselho inicie negociações de adesão com a Ucrânia e a Moldova", afirmou a presidente do Executivo comunitário, Ursula von der Leyen, numa conferência de imprensa.

A Moldova, que já foi o país mais pobre do continente, reforçou consideravelmente a sua cooperação com Bruxelas desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

A pró-europeia Maia Sandu, que acusou o Kremlin de tentar desestabilizar o seu país, condenou desde o início a campanha militar russa e ordenou que centenas de milhares de refugiados ucranianos fossem acolhidos.

Em resposta, Moscovo acusou o ocidente e a NATO de quererem transformar a Moldova - que já enfrentava problemas devido à região separatista pró-Rússia da Transnístria - numa segunda Ucrânia.

Leia Também: Comissão Europeia pede "aberturas das negociações de adesão com Moldova"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório