Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Países árabes dizem que não haverá paz sem um Estado palestiniano

Os países de maioria árabe, reunidos numa cimeira em Riade, disseram hoje que a criação de um Estado palestiniano independente é uma condição essencial para conseguir a paz e a segurança no Médio Oriente.

Países árabes dizem que não haverá paz sem um Estado palestiniano
Notícias ao Minuto

16:38 - 11/11/23 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"Afirmamos que nem Israel nem nenhum dos países da região desfrutarão de segurança e paz sem que os palestinianos a desfrutem e recuperem todos os seus direitos saqueados", pode ler-se num projeto de resolução final de uma cimeira que reuniu 57 países de maioria árabe em Riade.

O documento também responsabiliza Israel pela "continuidade do conflito e pelo seu agravamento" e considera a ocupação dos territórios palestinianos por Israel "uma ameaça à segurança e à estabilidade regional e internacional".

À margem da cimeira, o Presidente sírio, Bashar al-Assad, disse que o grupo islamita Hamas impôs uma "nova realidade" à região, com o seu ataque a Israel, em 07 de outubro, "abrindo portas políticas que estavam fechadas há várias décadas".

Bashar al-Assad afirmou ainda que esta oportunidade deve ser aproveitada para uma clarificação política pelos países da região, elogiando a coragem do movimento palestiniano.

"Com a nova realidade imposta pela corajosa resistência palestiniana na nossa região, temos estas ferramentas. Vamos aproveitá-las e aproveitar a transformação global que nos abriu portas políticas que estavam fechadas há décadas", defendeu Al Assad, que participou na cimeira de países árabes.

A guerra entre Israel e o Hamas, que hoje entrou no 36º dia e continua a ameaçar alastrar a toda a região do Médio Oriente, fez até agora na Faixa de Gaza mais de 11.000 mortos, cerca de 28.000 feridos, cerca de 2.500 desaparecidos, na maioria civis, e cerca de 1,5 milhões de deslocados, segundo as autoridades locais.

Leia Também: Antecipam casamento antes que homem seja enviado para combater por Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório