Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

EUA anunciam reinício parcial de ajuda alimentar a refugiados na Etiópia

Os Estados Unidos anunciaram hoje um reinício parcial da ajuda alimentar à Etiópia, suspensa desde junho após de acusações de desvio de fundos, a fim de satisfazer as necessidades de milhares de refugiados, noticiou a AFP.

EUA anunciam reinício parcial de ajuda alimentar a refugiados na Etiópia
Notícias ao Minuto

18:33 - 05/10/23 por Lusa

Mundo Etiópia

O reinício da ajuda alimentar abrangerá cerca de 30 campos na Etiópia, um país que acolhe quase um milhão de refugiados, principalmente do Sudão do Sul, da Somália e da Eritreia.

"A nossa ajuda a outras populações em situação de insegurança alimentar na Etiópia continua suspensa até termos garantias de que chegará aos beneficiários previstos", declarou Jessica Jennings, porta-voz da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Cerca de 17% dos 120 milhões de habitantes da Etiópia - o segundo país mais populoso de África - dependem da ajuda alimentar internacional.

Em junho passado, as Nações Unidas (ONU) e os Estados Unidos suspenderam a distribuição de ajuda alimentar em todo o país devido a desvios "generalizados e coordenados".

Em maio último, já tinham feito o mesmo para a região setentrional do Tigray, devastada por dois anos de guerra, antes de alargarem a suspensão da ajuda alimentar a todo o país.

Porém, entre novembro de 2020 e novembro de 2022, a região de Tigray foi palco de uma guerra sangrenta entre as autoridades federais e as autoridades rebeldes nesta região do norte da Etiópia.

A Etiópia é assolada por uma grave onda de violência interna, uma situação económica em deterioração e catástrofes naturais crónicas.

No final de julho, o Programa Alimentar Mundial (PAM) lançou "testes" com vista a retomar a distribuição de ajuda alimentar à região do Tigray.

Leia Também: Etiópia e UE assinaram acordo que é passo para normalização das relações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório