Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vietname executa prisioneiro apesar do pedido de clemência internacional

As autoridades vietnamitas executaram um prisioneiro apesar dos protestos dos advogados, por falta de provas e alegadas irregularidades durante o julgamento, e de um pedido de clemência de alguma da comunidade internacional.

Vietname executa prisioneiro apesar do pedido de clemência internacional
Notícias ao Minuto

06:25 - 24/09/23 por Lusa

Mundo Vietname

Cidade de Ho Chi Minh, Vietname, 24 set 2023 (Lusa) - As autoridades vietnamitas executaram um prisioneiro apesar dos protestos dos advogados, por falta de provas e alegadas irregularidades durante o julgamento, e de um pedido de clemência de alguma da comunidade internacional.

Os advogados de Le Van Manh, de 42 anos, acusado de violação e assassínio, confirmaram a execução, na sexta-feira, na província de Hoa Binh, no norte do país, noticiou hoje o meio de comunicação social local Nguoi Viet.

Manh foi acusado de violação e assassínio de uma estudante em março de 2005, embora tenha sido detido um mês depois por um roubo não relacionado com o mesmo.

Os familiares afirmaram que foi torturado para confessar, mas o tribunal não autorizou a apresentação de um relatório médico e a defesa afirmou que existem muitas contradições na acusação.

Na semana passada, as delegações da União Europeia, do Canadá, do Reino Unido e da Noruega enviaram uma carta conjunta a solicitar a suspensão da execução de Manh e apelaram ao Vietname para que estabelecesse uma moratória sobre a pena de morte, que descreveram como "cruel, desumana e degradante".

Em agosto, a ONU apelou também ao Vietname para que suspendesse a pena de morte de outro prisioneiro, Nguyen Van Chuong, condenado em 2007 pelo assassínio de um polícia, cuja confissão poderá ter sido obtida sob tortura.

O gabinete das Nações Unidas denunciou o recurso continuado do Vietname à pena de morte, na maior parte dos casos sem que sejam comunicadas as execuções, e apelou ao governo para que estabeleça uma moratória sobre estas práticas, tendo em vista a abolição da pena capital no futuro.

O Vietname não publica dados sobre as execuções realizadas anualmente, mas os grupos de defesa dos direitos humanos classificam-no entre os países que mais aplicam a pena de morte, principalmente por crimes relacionados com o tráfico de droga.

Leia Também: Espanhol condenado por agredir duas 'ex' muda de sexo e pede clemência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório