Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 14º

AO MINUTO: Zelenky agradece à Polónia; Países a "fazer jogos" com Kyiv?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Zelenky agradece à Polónia; Países a "fazer jogos" com Kyiv?
Notícias ao Minuto

08:22 - 23/09/23 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Mundo Guerra na Ucrânia

Na sequência da visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ao Canadá, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou na sexta-feira um novo pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 650 milhões de dólares canadianos (452 milhões de euros). 

Ao longo de três anos, esta ajuda vai incluir a entrega a Kyiv de cerca de 50 veículos blindados e a formação de pilotos ucranianos em aviões de combate F-16.

Entretanto, 'estalou' uma polémica entre a Ucrânia e a Polónia. O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, dirigiu-se a Zelensky, pedindo-lhe para não "que volte a insultar" os polacos. Em causa estão as suas declarações durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nas quais afirmou que Kyiv estava a trabalhar para preservar as rotas terrestres para a exportação de cereais, mas que o "teatro político" em torno da importação de cereais só estava a ajudar Moscovo. De recordar que a Polónia decidiu, na semana passada, alargar a proibição de importação de cereais ucranianos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório