Veleiro apanhado a balear orcas no Estreito de Gibraltar. Veja as imagens

Partido espanhol condenou o sucedido e já disse que vai apresentar queixa.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto com Lusa
18/08/2023 22:31 ‧ 18/08/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Espanha

O partido espanhol Pacma (Partido Animalista Contra o Maltrato Animal) revelou, esta sexta-feira, que vai pedir a intervenção das autoridades, depois de vir a público um vídeo que mostra um veleiro a balear um grupo de orcas, alegadamente no Estreito de Gibraltar.

Segundo a imprensa espanhola, esta é mais uma das várias reações que têm sido partilhadas após a revelação do vídeo. Os factos terão ocorrido na tarde de quinta-feira, perto de Tarifa, e foram filmados pelos ocupantes de uma embarcação de observação de baleias.

Ao que tudo indica, o veleiro foi previamente informado da sua proximidade a um grupo de orcas e, face à aproximação dos animais, respondeu com vários disparos.

Nas imagens é possível ouvir os tripulantes da embarcação turística a gritar.

Na rede social X (antigo Twitter), o Pacma lembra que as orcas "são classificadas como uma espécie vulnerável no Catálogo Espanhol de Espécies Ameaçadas (CEEA), portanto, qualquer ação realizada com o objetivo de matá-las, capturá-las, persegui-las ou perturbá-las é absolutamente proibida".

"Vamos levar estes factos ao conhecimento das autoridades competentes", acrescenta.

Recorde-se que, em Portugal, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) já tinha referido que, desde 2020, se têm registado interações entre orcas e embarcações, maioritariamente veleiros, na zona do Estreito de Gibraltar, costa portuguesa e Galiza (Espanha).

"Sendo desconhecidas as razões deste comportamento recente e repetitivo para com as embarcações, sabe-se que as interações iniciais, conduzidas por um reduzido grupo de orcas juvenis, são atualmente realizadas por um conjunto mais alargado de animais", explicou o ICNF recentemente, proibindo as embarcações marítimo-turísticas de se aproximarem ativamente de grupos de orcas, de forma a evitar consequências graves.

De acordo com os dados do Grupo de Trabalho Orca Atlântica (GTOA) - equipa de investigadores espanhóis e portugueses da vida marinha que estuda orcas perto da Península Ibérica - mais de 200 interações entre orcas e barcos foram registadas em 2022 na costa atlântica de Portugal e Espanha.

Leia Também: Barco "atacado por várias orcas" ao largo de Sesimbra. Veja o momento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas