Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Palestiniano foi morto por militares israelitas junto a local sagrado

Um palestiniano foi morto hoje pelas forças militares de Israel junto a um local sagrado na cidade de Nablus, na Cisjordânia ocupada, segundo o Ministério da Saúde palestiniano.

Palestiniano foi morto por militares israelitas junto a local sagrado
Notícias ao Minuto

10:29 - 20/07/23 por Lusa

Mundo Cisjordânia

"Um cidadão foi morto a tiro pelas forças [israelitas] de ocupação em Nablus", afirmou o Ministério palestiniano num comunicado, acrescentando ainda que três feridos foram hospitalizados.

Sem confirmar esta informação, o exército israelita indicou que os seus soldados "agiram para assegurar o acesso de civis israelitas ao Túmulo de José, na cidade de Nablus", no norte da Cisjordânia ocupada.

"Palestinianos armados queimaram pneus, atiraram dispositivos explosivos e pedras e dispararam contra as forças de segurança, que responderam com munição real e controlo de distúrbios", acrescentaram os militares israelitas.

Reverenciado como um lugar sagrado no judaísmo, o Túmulo de José é considerado o local do descanso final do patriarca bíblico e é regularmente palco de violência.

Testemunhas disseram à agência de notícias AFP que o exército escoltava um grupo de israelitas ao local religioso quando dezenas de palestinianos atearam fogo em pneus e atiraram explosivos e pedras contra os soldados.

O exército costuma escoltar os peregrinos até ao local, enquanto os palestinianos dizem que estas visitas são uma provocação.

Este incidente acontece quando há um aumento das tensões na Cisjordânia, após uma série de ataques violentos entre as duas comunidades.

Pelo menos 196 palestinianos foram mortos desde o início do ano em atos de violência ligados ao conflito israelo-palestiniano, além de 27 israelitas, um ucraniano e um italiano, segundo o levantamento realizado pela AFP a partir de fontes oficiais.

Israel ocupa a Cisjordânia desde 1967 e cerca de 490.000 israelitas vivem neste território em colonatos considerados ilegais pela lei internacional.

Leia Também: Palestino-americanos com 'porta aberta' com acordo entre EUA e Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório