Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

EUA recusa remover Cuba da lista negra de apoio ao terrorismo

Os Estados Unidos não estão dispostos a retirar Cuba da lista negra de países que apoiam o terrorismo, afirmou quinta-feira o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken.

EUA recusa remover Cuba da lista negra de apoio ao terrorismo
Notícias ao Minuto

06:56 - 24/03/23 por Lusa

Mundo EUA

"Não planeamos removê-los da lista", respondeu numa audiência no Comité de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, dominada pelos republicanos, e insistiu que, "claramente, não" vai ser removida Cuba.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acabou com a política de abertura a Cuba iniciada pelo antecessor, Barack Obama, colocando o país, em janeiro de 2021, de volta à lista negra norte-americana.

Ao chegar à Casa Branca em 2021, o presidente Joe Biden prometeu rever a política dos EUA em relação a Cuba, mas a sua retórica endureceu após os protestos antigovernamentais na ilha em julho de 2021.

Além da lista de apoio ao terrorismo, Cuba aparece noutra lista de países que atentam contra a liberdade religiosa.

Apesar disso, os dois países retomaram as discussões sobre questões de criminalidade internacional e migração, e uma delegação norte-americana visitou recentemente Cuba.

A Embaixada dos Estados Unidos em Havana retomou no início de janeiro a emissão integral de vistos para os cubanos que desejam se estabelecer nos Estados Unidos.

Mas não está ainda na ordem do dia uma "normalização" das relações com a ilha comunista.

Leia Também: Washington tenta repatriar americanos que continuam no Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório