Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Deputado canadiano afastado por ligações a diplomata chinês

Han Dong terá trabalhado para atrasar a libertação de dois canadianos detidos na China, que considerava que seria prejudicial em termos políticos.

Deputado canadiano afastado por ligações a diplomata chinês
Notícias ao Minuto

20:09 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

Um deputado canadiano do partido liberal, o mesmo do primeiro-ministro Justin Trudeau, demitiu-se esta quinta-feira da representação do partido, depois de ter alegadamente negociado com um diplomata chinês para que o regime de Pequim não libertasse dois prisioneiros canadianos.

Segundo explica o The Guardian, Han Dong fez o anúncio na Câmara dos Comuns, confirmando uma reunião com o cônsul-geral chinês em Toronto, mas negando ligações ao regime.

O jornal canadiano Global News avançou recentemente que o deputado reuniu-se com Han Tao, o tal diplomata, em fevereiro de 2021, e sugeriu que as autoridades chineses adiassem a libertação de Michael Kovrig e Michael Spavor, dois cidadãos canadianos, sob receios de que esta libertação pudesse beneficiar um partido na oposição.

Kovrig e Spavor estiveram detidos quase três anos na China, sob acusações dúbias de espionagem, com o governo de Justin Trudeau a acusar Pequim de retaliar contra a detenção de um executivo da Huawei.

Han Dong continua a negar qualquer envolvimento no processo, afirmando ao Global News que "o que foi reportado é falso". "Deixem-me garantir que, como deputado e como pessoa, nunca defendi e nunca defenderei ou apoiarei a violação de direitos básicos de qualquer canadiano, ou de qualquer pessoa em qualquer lado", vincou.

O deputado anunciou apenas a sua saída dos liberais, confirmando que vai manter-se no parlamento canadiano como deputado independente, de modo a afastar a hipótese de "conflitos de interesse"

"Quero garantir às famílias de Michael Kovrig e Michael Spavor que não fiz nada para lhes causar sofrimento", reafirmou.

O caso de Han Dong é o segundo de um legislador canadiano que opta por se tornar independente, após alegadas comunicações ilegais com oficiais chineses. A 10 de março, Vincent Ke, deputado regional na província de Ontário, também anunciou que sairia do partido conservador (que governa a região), após alegados contatos com autoridades chineses para interferirem nas eleições federais canadianas de 2019.

Esta também não é a primeira vez que Han Dong está envolvido em problemas de segurança nacional relacionadas com a China. Em fevereiro, a Global News revelou que Dong estava a ser analisado pelos serviços secretos pelas suas ligações ao regime, mas o primeiro-ministro afastou quaisquer dúvidas sobre o assunto. 

Nos últimos anos, o governo do Canadá e as suas autoridades de segurança têm alertado para uma maior presença e interferência chinesa nos órgãos do estado e nos processos eleitorais do país, com a agência de serviços secretos a considerar a China uma "ameaça estratégica" à integridade das instituições democráticas canadianas.

Leia Também: Canadá nomeia responsável em investigar interferência chinesa em eleições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório