Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Três detidos em Espanha e Marrocos em desmantelamento de célula jihadista

Os homens são suspeitos de recrutarem pessoas para combater na região do Sahel, no continente africano.

Três detidos em Espanha e Marrocos em desmantelamento de célula jihadista
Notícias ao Minuto

11:22 - 12/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Estado Islâmico

Uma operação antiterrorista pelas polícias de Marrocos e de Espanha culminou na detenção de três alegados jihadistas na quarta-feira, após as autoridades terem desmantelado uma célula terrorista que procurava recrutar pessoas para combater no Estado Islâmico.

Segundo conta o El Mundo, citando as autoridades espanholas e marroquinas, os detidos mostraram intenções em apoiar ações violentas na região do Sahel (a faixa que separa as regiões entre o deserto do Saara, a norte, e as savanas, a sul).

No Sahel, o Estado Islâmico tem conduzido operações terroristas em países como o Mali, o norte da Nigéria, a Burkina Faso, a República Centro-Africana, entre outros estados africanos.

Duas das detenções surgiram na cidade de Almería, localizada na costa sul espanhola da Andaluzia. A terceira detenção foi efetuada em Chtouka Ait Baha, uma província na costa atlântica de Marrocos.

O El Mundo explica ainda que os detidos mantinham contatos com combatentes do Estado Islâmico, com o objetivo de facilitar o acesso de potenciais candidatos às regiões ocupadas pelos insurgentes terroristas.

Os pertences na casa do detido em Marrocos estão a ser investigados pelas autoridades locais, nomeadamente os seus registos digitais, manuscritos em que o Estado Islâmico é mencionado e armas brancas.

Leia Também: ONU saúda Espanha por repatriamento de mulheres com ligações ao Daesh

Recomendados para si

;
Campo obrigatório