Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Países Baixos vão construir duas novas centrais nucleares até 2035

Os Países Baixos vão construir duas novas centrais nucleares no sul do país, que deverão estar concluídas até 2035, para reduzir a sua dependência dos combustíveis fósseis, divulgou esta sexta-feira o governo neerlandês.

Países Baixos vão construir duas novas centrais nucleares até 2035
Notícias ao Minuto

06:43 - 10/12/22 por Lusa

Mundo Crise/Energia

Estas infraestruturas, que ficarão localizadas perto da cidade de Borssele, devem ficar concluídas até 2035 e fornecer até 13% da eletricidade que o país precisa, destacou o primeiro-ministro Mark Rutte.

"Ao adicionar energia nuclear à nossa matriz energética, reduziremos as emissões de dióxido de carbono ligadas à produção de eletricidade e iremos tornar-nos menos dependentes dos países de onde vêm esses combustíveis fósseis", salientou Rutte em declarações aos jornalistas.

Os preços da energia estão a subir nos Países Baixos e em outras regiões da Europa, desde que a invasão russa da Ucrânia levou à interrupção do fluxo de petróleo e gás desde a Rússia.

Borssele, perto da fronteira com a Bélgica, já abriga a única central nuclear dos Países Baixos, desde 1973.

Mark Rute também anunciou que o seu governo decidiu reabastecer totalmente as reservas nacionais de gás para o próximo inverno.

"A guerra na Ucrânia e a situação atual nos mercados de energia podem durar algum tempo", sustentou.

Leia Também: Alemanha alarga 'prazo de vida' das centrais nucleares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório