Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

África do Sul. Apreendidos 200 kg de cocaína na fronteira com Moçambique

A polícia na província sul-africana de Mpumalanga, que faz fronteira com Moçambique, apreendeu 200 quilogramas de cocaína proveniente do país lusófono vizinho num veículo pesado, anunciou fonte da corporação.

África do Sul. Apreendidos 200 kg de cocaína na fronteira com Moçambique
Notícias ao Minuto

09:17 - 06/12/22 por Lusa

Mundo África do Sul

A droga, avaliada em 29,3 milhões de rands (1,6 milhões de euros), foi intercetada na manhã de sábado no posto de Lebombo, no lado sul-africano da principal fronteira entre os dois países, salientou em comunicado o porta-voz Selvy Mohlala.

"O motorista do camião com matrícula de Gauteng, que atravessou a fronteira para a África do Sul a partir de Moçambique declarou a sua mercadoria como sendo perucas", explicou.

De acordo com o porta-voz da polícia sul-africana, o motorista do veículo pesado conseguiu "fugir" durante a inspeção dos funcionários alfandegários sob "pretexto de que iria contactar o proprietário do camião".

"Ele supostamente desapareceu sem deixar rasto antes de as autoridades descobrirem os 200 quilos de cocaína escondidos no camião", adiantou.

Mohlala referiu que a polícia apreendeu o veículo e a mercadoria para investigação, acrescentando que as buscas policiais para localizar o motorista e o proprietário do camião prosseguem, não tendo sido efetuada qualquer detenção até ao momento.

De acordo com as imagens divulgadas pela polícia sul-africana, a que a Lusa teve acesso, a empresa proprietária do camião está sediada em Germiston, sudeste de Joanesburgo.

Contactado pela Lusa, Selvy Mohlala sublinhou que "é a maior quantidade de cocaína apreendida nos últimos três a seis meses" naquela fronteira entre a África do Sul e Moçambique.

Leia Também: Mulher apanhada no aeroporto com 105 embalagens de cocaína no organismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório