Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Além de várias cidades russas, também Varsóvia protesta contra Putin

A manifestação está a acontecer em frente da embaixada da Rússia em Varsóvia.

Depois de mais de mais de mil pessoas terem sido detidas na Rússia, esta quarta-feira, por protestos contra a "mobilização parcial" declarada pelo presidente Vladimir Putin, também Varsóvia, na Polónia, se juntou a estas manifestações.

.Num vídeo partilhado nas redes sociais, é possível ver uma grande manifestação em frente da Embaixada russa da cidade polaca. 

São vários os manifestantes com cartazes de protesto, mas entre os cânticos de oposição ouve-se: "Putin é o inimigo da Rússia!" e, apesar da atenta vigilância dos manifestantes pelas autoridades, nenhum dos presentes parece ter sido violentamente detido como aconteceu em Moscovo e outras cidades.

Lembre-se que às 21h42 (hora na Rússia), pelo menos 1.176 pessoas tinham sido detidas por se manifestar contra as decisões de Putin, número que poderá crescer, tendo em conta a extensão dos protestos no país, que decorrem já em 38 cidades, segundo a organização de defesa dos direitos civis OVD-Info.

De lembrar ainda que o ministério público de Moscovo avisou que a participação em tais manifestações ou a mera difusão das respetivas convocatórias poderá constituir crime, depois de terem sido publicados na Internet os primeiros apelos para protestar contra o envio de militares na reserva em idade de combate para a guerra na Ucrânia.

Veja na galeria o vídeo dos protestos em Varsóvia na noite desta quarta-feira.

Leia Também: Somam-se as detenções nos protestos contra mobilização parcial na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório