Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Itália corta no aquecimento durante inverno para reduzir consumo de gás

Veja aqui quais as medidas consideradas pelo governo italiano para atingir esse objetivo.

Itália corta no aquecimento durante inverno para reduzir consumo de gás
Notícias ao Minuto

17:10 - 06/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Gás

Itália planeia reduzir o aquecimento nas casas e empresas durante o próximo inverno, com o objetivo de reduzir a quantidade de gás utilizado no país e reduzir os riscos associados a uma eventual paragem total dos fluxos de gás russo, noticia a Reuters.

Segundo um plano governamental anunciado esta terça-feira, a temperatura em blocos de apartamentos e outros edifícios públicos será regulada nos 19ºC, 1ºC abaixo do definido anteriormente. Em instalações industriais, a temperatura será fixada nos 17ºC.

Em todos estes locais, o aquecimento estará também ligado durante uma hora a menos por dia.

Adicionalmente, a cidade de Roma está ainda em conversações com o lobby industrial Confindustria, com o intuito de estabelecer um acordo para uma nova redução no consumo de gás, numa base voluntária.

Com estas medidas, Itália pretende que o consumo de gás seja reduzido em mil milhões de metros cúbicos no período entre agosto e março. O país planeia ainda uma redução adicional na ordem dos 2,1 mil milhões de metros cúbicos através do uso de combustíveis alternativos para gerar eletricidade.

No documento governamental onde o plano é apresentado, está previsto um aumento na produção das centrais elétricas a carvão e a petróleo existentes no país - o que se prevê que leve a uma redução no consumo de gás de cerca de 1,8 mil milhões de metros cúbicos.

Uma poupança que pode ainda vir a ser maior através de outras medidas destinadas a encorajar os utilizadores individuais e as empresas a reduzir o consumo de gás. Tal significaria que a procura global no país poderia diminuir em 15% ou em, pelo menos, 8,2 mil milhões de metros cúbicos, em conformidade com os planos mais ambiciosos da União Europeia.

Segundo o documento, os tanques de armazenamento de gás de Itália estavam a 83% da capacidade no início de setembro, de forma a preparar os meses frios que se avizinham.

Leia Também: Itália. Ex-PM Letta alerta para perigos de uma vitória da direita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório