Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Eleições para parlamento no Kuwait convocadas para 29 de setembro

O emir do Kuwait, Nawaf al-Ahmad Al-Sabah, convocou hoje eleições para o parlamento para 29 de setembro, de forma a substituir o que foi dissolvido em junho devido a um impasse com o Governo.

Eleições para parlamento no Kuwait convocadas para 29 de setembro
Notícias ao Minuto

11:43 - 28/08/22 por Lusa

Mundo Kuwait

"Um decreto emitido hoje apela aos cidadãos para elegerem membros da Assembleia Nacional na quinta-feira, 29 de setembro", noticiou a agência local, Kuna, citada pela Efe, sem avançar mais pormenores.

O parlamento do Kuwait, composto por 50 lugares, foi dissolvido em 15 de junho por decreto do emir num cenário de paralisia política e de acusações mútuas entre deputados e membros do Governo.

O Kuwait anunciou em 01 de agosto a formação de um novo executivo chefiado por Ahmad Nawaf Al-Ahmad Al-Sabah, um dos filhos do emir, numa tentativa de resolver o impasse político no país, exacerbado pela covid-19.

Este foi o 40.º executivo na história do Kuwait e o 5.º com Nawaf al-Ahmad Al-Sabah, que tomou posse no final de setembro de 2020.

Desde então, os dois anos foram marcados por tensões contínuas entre Governo e parlamento, com acusações de corrupção e ineficiência de parte a parte.

No que foi o primeiro país do Golfo a adotar um sistema parlamentar em 1962, os deputados são geralmente eleitos para um mandato de quatro anos e as mulheres podem votar e candidatar-se desde 2005.

Os eleitos dispõem de poderes significativos, não hesitando em criticar até ministros pertencentes à família real acusados de má gestão e até de corrupção.

Leia Também: Países árabes condenam "agressão israelita" na Faixa de Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório