Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal apresenta condolências pelas mortes em incêndios na Argélia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros manifestou hoje solidariedade para com o povo argelino e apresentou "sinceras condolências às famílias das vítimas dos incêndios florestais" que afetam o norte da Argélia.

Portugal apresenta condolências pelas mortes em incêndios na Argélia
Notícias ao Minuto

20:06 - 19/08/22 por Lusa

Mundo Argélia

"Portugal manifesta a sua solidariedade para com o povo argelino e apresenta as sinceras condolências às famílias das vítimas dos incêndios florestais com que o país se defronta", pode ler-se, numa nota divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros na rede social Twitter.

Pelo menos 38 pessoas, incluindo uma dúzia de crianças, morreram em 24 violentos incêndios florestais que assolaram o norte e o extremo leste da Argélia, segundo o mais recente balanço das autoridades argelinas, divulgado quinta-feira.

A maioria dos incêndios que resultaram nas mortes está sob controlo, mas os moradores foram retirados devido a novos focos na região de El Tarf, perto da fronteira com a Tunísia, divulgou hoje a Proteção Civil argelina.

Todos os verões, o norte da Argélia é afetado por incêndios florestais, mas este fenómeno está a acentuar-se de ano para ano, devido ao efeito das alterações climáticas que resultam em secas e ondas de calor.

Especialistas apontaram também deficiências no sistema de combate a incêndios, como a falta de aviões de combate aos fogos e florestas mal conservadas.

A Argélia cancelou recentemente um contrato para receber sete aviões bombardeiros de água de uma empresa espanhola, na sequência de um desentendimento com Madrid após a sua reversão a favor da posição marroquina no dossier do Saara Ocidental.

O país tem uma área florestal limitada de 4,1 milhões de hectares, com uma taxa de reflorestamento escassa de 1,76%.

Leia Também: Incêndios na Argélia "estão todos controlados"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório