Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Suspeito de esfaquear Salman Rushdie será acusado hoje

O homem que esfaqueou o escritor Salman Rushdie, na semana passada durante uma conferência literária em Nova Iorque, vai ser hoje acusado pela Procuradoria do Condado de Chautauqua, avançou a imprensa local.

Suspeito de esfaquear Salman Rushdie será acusado hoje
Notícias ao Minuto

18:59 - 18/08/22 por Lusa

Mundo Assassinato

"Esperávamos que o procurador apresentasse este assunto para acusação antes de qualquer audiência preliminar. Como tal, estamos preparados para prosseguir com a acusação hoje à 13h:00 (18:00 em Lisboa) no Tribunal do Condado de Chautauqua", afirmou o advogado do arguido, Nathaniel Barone, em declarações à CNN.

Hadi Matar, de 24 anos, confessou-se inocente no sábado passado às acusações iniciais de tentativa de homicídio de segundo grau e de agressão de segundo grau com intenções de causar danos corporais com uma arma mortífera.

Numa entrevista na quarta-feira ao jornal "The New York Post", Matar disse que não gostava de Rushdie por ter "atacado o Islão", mas negou ter estado em contacto com o Irão ou de ter lido na totalidade o seu livro "The Satanic Verses" ("Os Versículos Satânicos").

O autor britânico de origem muçulmana indiana de 75 anos, contra quem o ayatollah Khomeini (1902-1989) emitiu em fevereiro de 1989 uma 'fatwa' (decreto religioso) ordenando aos muçulmanos que o assassinassem, foi na passada sexta-feira esfaqueado dez vezes no pescoço e no abdómen, durante um evento literário público em Chautauqua, no norte do Estado de Nova Iorque, depois de ter vivido muitos anos em reclusão.

Apesar de Rushdie ainda permanecer em estado grave num hospital da Pensilvânia, com poucos detalhes sobre a sua saúde, o filho já avançou que o pai não precisa de suporte de vida e na terça-feira as autoridades, que entraram em contacto o autor, afirmaram que o mesmo se encontrava "eloquente".

Leia Também: Assassinato de psicóloga choca Colômbia. Cunhado esfaqueou-a 11 vezes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório