Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Primeiro-ministro da Papua Nova Guiné reconduzido no cargo

O primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape, foi hoje reconduzido no cargo depois das eleições naquela nação insular do Pacífico Sul, anunciou a Australian Broadcasting Corporation.

Primeiro-ministro da Papua Nova Guiné reconduzido no cargo
Notícias ao Minuto

08:58 - 09/08/22 por Lusa

Mundo Eleições

Segundo a empresa de radiodifusão pública australiana, Marape foi escolhido, sem oposição, para liderar o próximo governo de coligação na primeira reunião do parlamento desde a eleição.

Os trabalhos no parlamento foram retomados apesar de apenas 104 dos 118 assentos terem sido declarados até hoje. A contagem dos votos ainda não terminou.

O Partido Pangu, de Marape, detém 36 desses assentos, 20 a mais do que o segundo partido com mais lugares.

Os principais candidatos para liderar o novo governo foram Marape e o seu antecessor, que renunciou em 2019, Peter O'Neill.

A votação terminou a 22 de julho, mas a contagem ainda está a decorrer para alguns lugares no parlamento da Papua Nova Guiné, país rico em recursos, mas onde a maioria da população vive em pobreza.

As eleições gerais, que decorreram entre 04 e 22 de julho, foram marcadas pela violência.

Observadores eleitorais da Commonwealth condenaram a violência num relatório que recomendou uma "revisão urgente" do processo de votação, citando nomes ausentes na lista de eleitores e várias alegações de corrupção.

Leia Também: Papua Nova Guiné. Partido do primeiro-ministro convidado a formar Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório