Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Taiwan? "Não estou alarmado, mas estou preocupado com tanta movimentação"

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, admitiu hoje estar preocupado com as manobras militares que a China tem realizado em torno de Taiwan, mas acredita que Pequim não vá mais longe.

Taiwan? "Não estou alarmado, mas estou preocupado com tanta movimentação"
Notícias ao Minuto

16:26 - 08/08/22 por Lusa

Mundo Taiwan

"Não estou alarmado, mas estou preocupado com tanta movimentação. Embora não ache que eles vão fazer mais do que estão a fazer", disse Biden aos jornalistas na base de Dover, no estado de Delaware, quando questionado sobre a situação.

A China prolongou hoje as suas manobras militares em torno de Taiwan um dia além do previsto, com exercícios centrados em operações antissubmarino e simulações de ataques aéreos com embarcações visadas, enquanto a ilha também se prepara para testar a sua prontidão defensiva esta semana.

As manobras chinesas começaram na passada quinta-feira em resposta à visita a Taipé da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, que Pequim tomou como uma provocação que coloca em causa a soberania chinesa.

Inicialmente essas manobras deveriam terminar no domingo, mas na madrugada de hoje o exército chinês anunciou a sua extensão.

As autoridades chinesas não especificaram a localização destas manobras adicionais ou se mantêm em vigor as seis zonas em que foram realizadas nos últimos dias e o encerramento do espaço aéreo e marítimo dessas zonas, uma delas localizada a apenas 20 quilómetros de Kaohsiung, a principal cidade do sul da ilha.

Leia Também: Taiwan critica China por prolongar exercícios militares ao redor da ilha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório