Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Duas ondas de calor e fortes trovoadas fazem soar alarmes nos EUA

Serviço de meteorologia prevê temperaturas recorde no Texas, enquanto que o sudeste do país deve assistir a perigosas tempestades.

Duas ondas de calor e fortes trovoadas fazem soar alarmes nos EUA
Notícias ao Minuto

17:11 - 08/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Crise Climática

Os Estados Unidos vão passar por vários episódios meteorológicos extremos a partir desta sexta-feira e ao longo do país: uma parte do país, especialmente a sudoeste, vai registar temperaturas máximas recorde, enquanto que, mais a sudeste, vários estados preparam-se para fortes trovoadas e tempestades.

Segundo a NBC News, as fortes divergências climáticas vêm de duas ondas de calor, uma mais húmida entre as Planícies do Sul e o Sudeste, e outra mais seca desde as Montanhas Rochosas ao Sudoeste. As áreas sob alerta este fim de semana representam cerca de 62 milhões de pessoas - e a situação pode piorar na próxima semana.

O aumento da temperatura é geral, haja ou não mais humidade. Cidades como Dallas, no Texas, e Memphis, no Tennessee, acordaram sob aviso de calor.

Entre as Montanhas Rochosas e o Texas, passando por Phoenix (Arizona) e Las Vegas (Nevada), o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês) prevê que a temperatura máxima chegue aos 43 graus durante o sábado.

No maior estado do país, o Texas, que é também um dos mais áridos, as quatro maiores cidades (Austin, Dallas, San Antonio e Houston) deverão registar recordes de temperaturas máximas este fim de semana, adverte a NBC News, apesar de alguma chuva no final de sexta-feira poder afagar algum do sofrimento com o calor.

Em Memphis e no estado do Arkansas, a forte humidade combinada com o aumento de temperatura fará os termómetros disparar para cerca de 46 graus Celsius.

Já no Sudeste do país, e um pouco no Norte, o calor será acompanhado por "trovoadas severas" e "chuva excessiva", diz o NWS numa nota no site.

A onda de calor húmida arranca esta sexta-feira no norte, entre o Ohio e o Montana, onde se esperam ventos fortes e grandes trovoadas, assim como episódios extremos de granizo.

Mas é no domingo em que se prevê o pior, com uma grande parte do território entre o vale do Ohio e as duas Dakotas, na região centro norte, e a costa atlântica próxima da Carolina do Norte, a estar em risco devido a uma frente de ar frio, que provocará fortes chuvas, ventos que poderão danificar as propriedades e as infraestruturas locais, e ainda mais trovoadas que, associadas ao calor, fazem temer fogos florestais.

As alterações climáticas têm impactado os Estados Unidos ao longo dos anos, mas o país mantêm-se relutante em combatê-las. Na semana passada, o Supremo Tribunal esteve envolto em mais uma decisão polémica, ao limitar fortemente o poder do Estado federal na luta contra a crise climática.

Leia Também: Clima: EUA determinados em atingir objetivos apesar do Supremo Tribunal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório