Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ministro chinês preside a reunião entre países do bloco BRICS

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, vai presidir na quinta-feira a uma reunião com os homólogos do bloco de países emergentes BRICS, anunciou hoje um porta-voz da diplomacia chinesa.

Ministro chinês preside a reunião entre países do bloco BRICS
Notícias ao Minuto

12:21 - 18/05/22 por Lusa

Mundo BRICS

A reunião, presidida por Wang, conta com a presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia, África do Sul, Brasil e Índia.

Segundo o porta-voz Wang Wenbin, o encontro vai incluir uma mesa de diálogo "BRICS+", com representantes de outros países em desenvolvimento.

O porta-voz acrescentou que a China espera aprofundar a comunicação com os demais países do BRICS sobre "os atuais desafios internacionais", bem como enviar uma mensagem de "solidariedade e cooperação para promover o verdadeiro multilateralismo".

Entre as questões candentes provavelmente está a guerra na Ucrânia, na qual a China insiste no "respeito pela integridade territorial de todos os países", mas também que seja dada atenção às "legítimas preocupações de segurança" por parte da Rússia.

O governo sul-africano, aliado histórico da Rússia, assegurou já que não apoia a intervenção militar, apesar de se ter abstido nas Nações Unidas de um voto contra Moscovo.

A Índia pediu um cessar-fogo e diálogo, mas também se absteve de condenar a invasão na ONU, e afirmou que vai continuar a comprar petróleo à Rússia, apesar das sanções e da pressão internacional para isolar Moscovo.

Leia Também: Pretória não justifica a guerra apesar de abstenção em votação na ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório