Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 21º

Ucrânia suspende ponto de distribuição de gás russo para a Europa

Mesmo após o início da invasão russa, a Ucrânia continua a ser uma importante rota de trânsito do gás russo para a Europa.

Ucrânia suspende ponto de distribuição de gás russo para a Europa
Notícias ao Minuto

19:40 - 10/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Gás

A Ucrânia disse, esta terça-feira, que vai suspender o fluxo de gás através de um ponto de distribuição que, de acordo com a mesma fonte, é responsável pela entrega de de quase um terço do gás russo que é canalizado para a Europa através da Ucrânia.

Segundo a Reuters, a GTSOU, que opera o sistema de gás da Ucrânia, adiantou que iria suspender os fluxos através da rota de Sokhranivka já a partir de quarta-feira, declarando motivos de "força maior". Isto porque, de acordo com a companhia, Moscovo obrigou Kyiv a avançar com esta decisão, na sequência da invasão sobre o país.

Numa declaração, a empresa esclareceu que não poderia operar na estação de gás de Novopskov, devido "à interferência das forças ocupantes nos processos técnicos". A companhia afirmou, no entanto, que para cumprir as suas "obrigações de distribuição para com os parceiros europeus na sua totalidade", "transferirá temporariamente a capacidade indisponível" para o ponto de interconexão 'Sudzha', que fica em território que é controlado pela Ucrânia.

Porém, a Gazprom, que detém o monopólio das exportações de gás russo por gasoduto, disse que era "tecnologicamente impossível" transferir todos os volumes para esse tal ponto de interconexão, o 'Sudzha', tal como a GTSOU propunha.

A estação de compressão Novopskov, na região de Lugansk, no leste da Ucrânia, tem sido ocupada pelas forças russas e combatentes separatistas desde o início do conflito militar - tratando-se da rota de passagem  para cerca de 32,6 milhões de metros cúbicos de gás por dia, o que equivale a um terço do gás russo que é canalizado para a Europa através da Ucrânia, de acordo com a GTSOU.

A Gazprom garantiu ainda, a este propósito, estar a cumprir todas as obrigações para com os compradores de gás na Europa.

Mesmo após o início da invasão russa, a Ucrânia continua a ser uma importante rota de trânsito do gás russo para a Europa.

Leia Também: Gazprom reencaminha para o noroeste russo o gás destinado à Alemanha

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório