Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

Iraque e Curdistão apoiaram ofensiva contra rebeldes do PKK, diz Erdogan

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, revelou que as autoridades iraquianas e o governo do Curdistão iraquiano autónomo apoiaram a ofensiva de Ancara contra os rebeldes curdos turcos do PKK no Iraque, alegações negadas por Bagdad.

Iraque e Curdistão apoiaram ofensiva contra rebeldes do PKK, diz Erdogan
Notícias ao Minuto

06:53 - 21/04/22 por Lusa

Mundo Turquia

"Agradeço ao governo central iraquiano e à administração regional pelo seu apoio na nossa luta contra o terrorismo", declarou na quarta-feira o chefe de Estado turco.

Erdogan disse que a operação foi "realizada em estreita cooperação com o governo central iraquiano e a administração regional do norte do Iraque".

Reagindo mais tarde às declarações do Presidente turco, a diplomacia iraquiana classificou-as como "puras alegações".

"Garantimos que tudo o que o lado turco continua a dizer sobre qualquer coordenação ou acordo com o governo iraquiano não é verdade", disse o porta-voz da diplomacia iraquiana, Ahmed Al-Sahhaf, citado pela agência estatal INA.

O presidente iraquiano, Barham Saleh, apelidou na terça-feira a operação em curso contra os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) uma "violação da soberania iraquiana".

O governo iraquiano convocou o embaixador turco em Bagdad no mesmo dia, pedindo a Ancara o "fim aos atos de provocação e violações inaceitáveis" cometidos no seu solo.

A ofensiva turca, lançada durante a noite de domingo para segunda-feira com grandes reforços de unidades de comando e helicópteros de ataque, concentra-se em três regiões próximas da fronteira turca contra posições do PKK, um grupo descrito como "terrorista" por Ancara e pelos seus aliados ocidentais.

Os ataques turcos contra o PKK são recorrentes no norte do Iraque, particularmente na região autónoma do Curdistão iraquiano, onde o PKK tem bases e campos de treino.

Estas operações militares fazem com que o embaixador turco em Bagdad seja regularmente convocado pelo Ministério das Relações Exteriores do Iraque, perturbando as relações entre o governo central iraquiano e Ancara, um dos primeiros parceiros comerciais do Iraque.

Leia Também: Bagdade e Curdistão iraquiano apoiam ofensiva turca contra o PKK

Recomendados para si

;
Campo obrigatório