Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Bagdade e Curdistão iraquiano apoiam ofensiva turca contra o PKK

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou hoje que as autoridades iraquianas e o governo da região autónoma do Curdistão iraquiano apoiam a ofensiva de Ancara contra a guerrilha curda do PKK no norte do Iraque.

Bagdade e Curdistão iraquiano apoiam ofensiva turca contra o PKK
Notícias ao Minuto

13:26 - 20/04/22 por Lusa

Mundo Turquia

"Agradeço ao Governo central iraquiano e à administração regional pelo seu apoio no nosso combate contra o terrorismo", declarou o chefe de Estado turco.

O seu homólogo iraquiano, Barham Saleh, tinha considerado na terça-feira que esta operação militar em curso contra os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) constituía "uma violação da soberania iraquiana".

Erdogan afirmou que a operação foi "conduzida em estreita cooperação com o Governo central iraquiano e a administração regional do norte do Iraque".

Na terça-feira, o Governo iraquiano convocou o embaixador da Turquia em Bagdade, e apelou a Ancara para "terminar com os atos de provocação e violações inaceitáveis" cometidos no seu território.

A ofensiva turca, desencadeada na noite de domingo para segunda-feira com importantes reforços de unidades de comandos e helicópteros, concentra-se em três regiões próximas da fronteira turca contra posições do PKK, um grupo considerado por Ancara e aliados ocidentais como "terrorista".

Os 'raides' turcos contra o grupo são recorrentes no norte do Iraque, em particular na região autónoma do Curdistão iraquiano, onde o PKK possui bases recuadas e campos de treino.

Estas operações militares implicam que o embaixador turco em Bagdade seja convocado com frequência ao Ministério dos Negócios Estrangeiros iraquiano, pelo facto de complicarem as relações entre o Governo central iraquiano e Ancara, um dos principais parceiros comerciais do Iraque.

O Curdistão iraquiano também mantém relações complicadas com o PKK porque a sua presença na região dificulta as vitais relações comerciais com a vizinha Turquia.

Leia Também: Ucrânia: Turquia diz que guerra deriva de inação do Ocidente na Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório