Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Alemanha pede ao Mali para parar de negociar com grupo Wagner

O grupo privado Wagner continua a atuar na região, defendendo os interesses do Kremlin em África.

Alemanha pede ao Mali para parar de negociar com grupo Wagner
Notícias ao Minuto

16:07 - 13/04/22 por Hélio Carvalho

Mundo Mali

A ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, pediu esta quarta-feira ao Mali para parar de trabalhar com grupos armados privados russos, de modo a que seja retomado o treino de forças malianas por parte da União Europeia.

Citada pela Reuters, a diplomata também exigiu que o país realizasse eleições livres, uma promessa do governo transitório que continua por cumprir desde o golpe militar de 2020.

O apelo de Annalena Baerbock surge depois do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, ter anunciado na segunda-feira que os treinos de forças malianas seriam suspensos, dada a presença e influência da milícia armada russa Wagner na região.

De visita ao Mali, Baerbock disse que "o Sahel [região de transição entre o deserto do Saara a norte e a zona de savana a sul] e, acima de tudo, o Mali, apenas serão estáveis se as eleições não forem adiadas novamente".

"E, relativamente à situação de segurança, se os atores russos não trabalharem" no Mali, vincou a governante alemã, acrescentando que a União Europeia "não pode continuar a cooperar se não houver uma separação com as forças russas".

O grupo Wagner tem ganho notoriedade nos últimos anos, especialmente pelas suas ações militares em África. A milícia é responsável por proteger empresas petrolíferas e interesses russos em Cabo Delgado (Moçambique), no Mali, na Zâmbia, na República Centro Africana, entre outros países, entrando muitas vezes em confronto com extremistas islâmicos e forças locais.

Recentemente, o governo provisório do Mali rejeitou as forças europeias lideradas pela França e pela Dinamarca para apoiar o país a lutar contra os jihadistas locais, preferindo os serviços dos mercenários do grupo Wagner.

Desde que foi tomada a decisão, o nível de violência no Mali tem vindo a crescer consideravelmente, com os confrontos entre o governo e os grupos terroristas no país a resultarem em várias centenas de mortos e um massacre em Moura, descrito pela Human Rights Watch como o pior em dez anos.

A Organização das Nações Unidas estima que em 2021 tenham morrido 600 civis malianos por causa do conflito armado.

Moscovo continua a negar qualquer relação formal com a milícia, apesar da afinidade entre Putin e o oligarca proprietário do grupo, Yevgeny Prigozhin. Os serviços oficiais fornecidos pelo grupo Wagner são de manutenção e formação militar.

No início da guerra na Ucrânia, uma reportagem do The Times dava conta da presença de militares do grupo Wagner na Ucrânia, a combater ao lado de tropas russas, com o objetivo de assassinar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Leia Também: Rússia felicita Mali por "importante vitória" contra terrorismo em Moura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório