Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
31º
MIN 17º MÁX 34º

Dinamarca define prazo de 14 dias para repensar plano no Mali

No inicio da semana, o Mali exigiu à Dinamarca que retirasse as suas tropas do país, alegando que o destacamento de tropas ocorreu fora do protocolo.

Dinamarca define prazo de 14 dias para repensar plano no Mali
Notícias ao Minuto

17:02 - 28/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Mali

A missão militar europeia de combate ao terrorismo islâmico vai apresentar um novo plano de ação daqui a duas semanas, depois da Dinamarca confirmar a retirada de tropas da região.

À agência Reuters, a ministra da Defesa da Dinamarca, Trine Bramsen, diz que o desejo do Mali de quebrar a aliança "traz consequências".

"O trabalho já começou e estará completo dentro de 14 dias, e os países vão decidir em conjunto como será o futuro do contraterrorismo na região do Sahel", disse Bramsen, numa conferência virtual.

No início da semana, o Mali exigiu à Dinamarca que retirasse as suas tropas do país, alegando que o destacamento de tropas ocorreu fora do protocolo de combate ao terrorismo islâmico entre o Mali e 16 países europeus, uma força especial antiterrorista denominada Tabuka.

A França, outro país com uma presença forte na região, pediu ao Mali que reconsiderasse a sua decisão, sem sucesso.

A posição ríspida do Mali surge depois da União Europeia e organizações africanas terem sancionado o Mali por não realizar eleições livres, depois de dois golpes militares seguidos - o primeiro em agosto de 2020 e o segundo em maio de 2021.

Além disso, os países que apoiam os esforços antiterroristas do Mali denunciam a contratação de tropas privadas da empresa russa Wagner, que tem operado em vários países africanos para assegurar interesses privados - o mesmo grupo russo que tem lutado pela manutenção de explorações de gás natural em Cabo Delgado, em Moçambique.

O grupo Wagner também é suspeito de servir os interesses russos no continente africano, ao operar em países como o Congo, Angola, Zimbabué, entre outros, "oferecendo" serviços de segurança em explorações de matérias-primas.

Leia Também: Dinamarca decide retirar os soldados deslocados no Mali

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório