Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Exército do Mali diz que matou 203 combatentes numa semana

O exército do Mali disse na sexta-feira à noite que matou "203 combatentes" de "grupos terroristas armados" durante uma operação numa zona do Sahel no centro do país, entre 23 a 31 de março.

Exército do Mali diz que matou 203 combatentes numa semana
Notícias ao Minuto

06:28 - 02/04/22 por Lusa

Mundo terroristas

A operação "em grande escala" resultou na morte de "203 combatentes" de "grupos terroristas armados", para além da "detenção de 51 pessoas" e da recuperação de "grandes quantidades de armas e munições", disse o exército num comunicado.

A violência nas últimas semanas no Mali resultou na morte de dezenas de civis no centro-este e na chamada região das três fronteiras (entre o Mali, o Níger e o Burkina Faso), disse na quinta-feira a missão da ONU (UNMIS).

A região é cenário de violência e de confrontos entre muitas das organizações armadas (regulares e irregulares) presentes no terreno, incluindo entre grupos extremistas associados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico.

Num relatório apresentado ao Conselho de Segurança esta semana, o secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou ao exército do país e aos seus "parceiros bilaterais" para respeitarem as suas "obrigações internacionais" durante as operações antiterrorismo.

"A situação dos direitos humanos tem-se mantido precária, principalmente devido a ataques deliberados e generalizados contra civis por alegados grupos armados extremistas. Em alguns casos, as operações antiterroristas também tiveram consequências desastrosas para a população civil, particularmente no centro do Mali", conclui-se no relatório.

Quase 18.000 pessoas chegaram ao Níger depois de terem fugido de violentos combates no norte do Mali entre vários grupos armados, disse a ONU na sexta-feira.

Leia Também: Celebrações da Páscoa voltam à normalidade em Fátima após pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório