Maduro mobiliza população contra "ameaças" dos Estados Unidos

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, apelou esta quinta-feira à milícia, aos reservistas e a "todo o povo" a uma mobilização neste fim de semana para enfrentar as "ameaças" dos Estados Unidos.

Chavistas rally across Venezuela in support of Maduro after US reward announcement

© Lusa

Lusa
22/08/2025 06:12 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Venezuela

O apelo surge no contexto do lançamento pelos Estados Unidos de uma operação que Washington denomina como de "antidroga", com a mobilização de forças navais nas Caraíbas e a presença, segundo uma fonte da administração norte-americana, de três navios de guerra em águas internacionais ao largo da Venezuela.

 

"Considero necessário e oportuno que no sábado e no domingo tenhamos um grande dia de mobilização (...) para dizer ao imperialismo: Chega de ameaças! A Venezuela rejeita-vos, a Venezuela quer a paz!", declarou Maduro durante uma cerimónia de condecoração de milicianos.

Maduro anunciou esta semana um plano especial de mobilização de 4,5 milhões de milicianos, que serão deslocados por todo o país.

A milícia, composta oficialmente por 5 milhões de pessoas --- menos, segundo especialistas --- é formada por civis que defendem a ideologia do ex-presidente Hugo Chávez, de quem Maduro se apresenta como herdeiro.

Maduro também anunciou uma reunião com "todo o sistema de defesa nacional" para "ajustar" planos.

A imprensa norte-americana noticiou que Washington tem planos para enviar cerca de 4.000 fuzileiros navais para a zona.

Washington não reconhece o resultado das duas últimas reeleições presidenciais de Maduro e acusa-o de liderar o cartel dos Soles, que considera uma organização criminosa de tráfico de drogas.

Oferece ainda uma recompensa de 50 milhões de dólares (43 milhões de euros) por informações que possam levar à sua detenção.

Leia Também: Guterres insta Venezuela e EUA a resolverem diferenças "por meios pacíficos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas