Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

AO MINUTO: Kharkiv sob ataque; Kremlin admite "golpe sério" na economia

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia.

AO MINUTO: Kharkiv sob ataque; Kremlin admite "golpe sério" na economia

Um grupo de paraquedistas russos atacou um hospital militar em Kharkiv durante a madrugada, continuando, assim, ao sétimo dia, os ataques a estruturas civis na segunda maior cidade da Ucrânia. Ao final do dia de ontem, foi atacada também uma torre de televisão em Kyiv, numa tentativa da Rússia de cortar o acesso à informação.

Esta quarta-feira, está planeada uma segunda ronda de negociações entre as delegações russa e ucraniana, na fronteira com a Bielorrússia, para tentar chegar a um cessar-fogo.

A guerra na Ucrânia já fez cerca de 836 mil refugiados e matou e um relatório publicado esta manhã alerta para o aumento do terrorismo na Rússia e na Eurásia, por consequência da invasão.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia:

16h00 - Boa tarde. Encerramos a cobertura AO MINUTO que iniciamos esta manhã sobre a invasão russa na Ucrânia, mas continuaremos com um novo link.

15h25 - Sánchez revela que pediu à UE o encerramento dos portos a navios russos

O primeiro-ministro espanhol revelou hoje que Madrid tem vindo a propor "há vários dias" à União Europeia o fecho de todos os portos marítimos aos navios com bandeira russa, a par do encerramento do espaço aéreo já em vigor.

15h20 - MNE da Ucrânia lança plataforma de informação para estrangeiros

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Ucrânia lançou hoje uma plataforma de informação para o público estrangeiro sobre a guerra na Ucrânia com "informações verificadas sobre a situação".

15h15 - Prisioneiros russos na Ucrânia: "Matamos civis, vão atrás de Putin"

O Serviço de Segurança ucraniano (SSU) tem partilhado, nas últimas horas, vários vídeos de prisioneiros russos que são filmados a relatar o terror vivido. Muitos não têm muito mais do que 20 anos e pedem à família que se juntem contra Putin.

15h12 - Costa agradece ao presidente romeno apoio em operação de repatriamento

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou hoje ao Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, a sua gratidão pelo apoio prestado na segunda-feira para a concretização do plano de repatriamento de portugueses e ucranianos através de território romeno.

15h05 - Haverá centenas de mortos após bombardeamentos contínuos em Mariupol

As autoridades da cidade ucraniana de Mariupol, perto da fronteira com a Rússia, temem que exista um grande número de vítimas mortais, depois de horas de bombardeamentos contínuos.

15h00 - Suspensão de emissão de media estatais russos entra em vigor

A União Europeia (UE) adotou sanções contra 'media' estatais russos considerados como instrumentos de "desinformação" do Kremlin na ofensiva contra a Ucrânia, entrando hoje em vigor a suspensão das transmissões dos canais Sputnik e Russia Today no bloco europeu.

14h55 - Comunidade eslava e pais denunciam 'bullying' contra crianças russas

Três associações da comunidade eslava em Portugal e um grupo de pais denunciaram hoje o aumento de casos de 'bullying' nas escolas contra crianças que falam russo e pediram aos diretores e professores especial atenção.

14h47 - Delegação russa a caminho de negociações com a Ucrânia

Os diplomatas russos já estarão a caminho de um local na fronteira da Bielorrússia para as negociações com a Ucrânia, avançou a agência estatal bielorrussa Belta, citada pela Sky News. A Sky alerta que esta poderá ser uma jogada "cosmética" para demonstrar que a Rússia quer negociar um cessar-fogo, apesar de não ter dado quaisquer garantias aos ucranianos e de não ter parado com os ataques a civis.

14h40 - Portugal envia ajuda humanitária à Ucrânia via proteção civil da UE

Portugal é um dos 26 países europeus envolvidos na campanha de envio de ajuda humanitária para os milhares de refugiados da Ucrânia, que fogem da investida russa, coordenado pelo Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE).

14h35 - Autoridades de Kyiv denunciam morte de mais de 2.000 civis

As tropas russas mataram mais de 2.000 civis desde o início da invasão da Ucrânia, anunciaram hoje as autoridades de Kyiv, sem precisar o número de baixas militares.

14h31 - Nokia deixará de fornecer tecnologia à Rússia

Reuters avançou com a notícia que a Nokia deixará de fornecer equipamento tecnológico à Rússia, uma decisão que visa cumprir as atuais sanções impostas internacionalmente.

14h30 - Ucranianos oferecem chá a soldado russo

Um soldado russo foi capturado por civis ucranianos, que o alimentaram, deram chá e emprestaram um telemóvel para este ligar à mãe. O vídeo foi captado por um jornalista do Wall Street Journal, e uma das voluntárias ucranianas diz à mãe do soldado que "ele está vivo e bem".

14h12 - Primeiro-ministro britânico acusa Rússia de "crimes de guerra"

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou hoje a Rússia de ser culpada de "crimes de guerra" na Ucrânia por causa das armas usadas contra civis e pediu à ONU que "exija" uma retirada russa.

14h09 - Repórter de imagem ucraniano morre em bombardeamento a memorial judaico

Um repórter de imagem foi uma das vítimas mortais no ataque russo ao memorial em Babyn Yar, um local onde mais de 34 mil ucranianos de origem judaica e cigana foram massacrados pelos nazis.

14h05 - Kyiv pediu ajuda à Agência da Energia Atómica face a ataques russos

A Ucrânia pediu hoje à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) "assistência imediata" para garantir a segurança das centrais nucleares no país, face aos ataques da Rússia, que na passada quinta-feira invadiu a Ucrânia.

14h00 - É cliente Vodafone? Operadora deixou de transmitir canais russos

Vodafone deixou de transmitir os canais russos RT e RT Documentary em Portugal, confirmou fonte oficial da operadora de telecomunicações ao Notícias ao Minuto. 

13h57 - Míssil atinge edifício residencial enquanto voluntário grava vídeo

As tropas russas voltaram a atingir um edifício residencial, apesar de Moscovo continuar a garantir que os alvos são apenas militares. Um voluntário ucraniano estava a filmar um vídeo quando um míssil atingiu o edifício onde se encontrava.

Acrescentamos que as imagens são violentas, mas o homem encontra-se bem e fugiu do local sem ferimentos, como também é possível ver pelo vídeo.

13h49 - Kremlin diz que economia sofreu "golpe sério, mas está sólida"

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, admitiu esta quarta-feira o impacto das sanções económicas na economia russa, afirmando que esta "está a sofrer um golpe sério, mas continua sólida e o país tem experiência em passar por crises". Moscovo também comentou a suspensão da certificação do gasoduto Nord Stream 2, argumentando que a infraestrutura está lá e será eventualmente ativada.

13h37 - Envio de armas por Espanha: Parceiro de extrema-esquerda dos socialistas está contra

As divisões entre os parceiros no Governo de esquerda espanhol foram hoje visíveis com a recusa do Unidas Podemos (extrema-esquerda) a aplaudir no parlamento espanhol o anúncio do primeiro-ministro de envio de material militar para a Ucrânia.

13h33 - Estudantes moçambicanos já saíram da Ucrânia e estão "sãos e salvos"

Os cerca de 18 estudantes moçambicanos que vivem na Ucrânia já saíram do país após a invasão russa e estão "são e salvos" em países vizinhos, disse hoje à Lusa o cônsul honorário da Ucrânia em Maputo, Abílio Soeiro.

13h30 - UE concretiza exclusão de 7 bancos russos do sistema SWIFT em 12 de março

A União Europeia adotou hoje a decisão de excluir sete grandes bancos russos do sistema de internacional de comunicações bancárias SWIFT, acordada com Estados Unidos e Reino Unido no quadro das sanções aplicadas à Rússia pela invasão da Ucrânia.

13h11 - Moscovo e Kiev ainda sem acordo sobre novas conversações
 
A Rússia disse estar preparada para continuar hoje as conversações com a Ucrânia, ao sétimo dia da invasão do país vizinho, mas as autoridades ucranianas ainda não confirmaram um novo encontro.

12h40 - Sanções à Rússia causam maior inflação e mais custos energéticos na UE

A Comissão Europeia admitiu hoje que as sanções da União Europeia (UE) à Rússia, com congelamento de ativos financeiros e expulsão da Rússia do Swift, terão "custos para economia" comunitária, como maior inflação e subida nos preços energéticos.

12h39 - Média russos RT e Sputnik suspensos do Twitter

Os média russos Russia Today e Sputnik foram suspensos pelo Twitter, acompanhando as sanções aplicadas pela Comissão Europeia de suspender os dois órgãos do espaço comunitário. Numa publicação na rede social, a conta da CE vincou que "em tempos de guerra, as palavras importam".

12h34 - Tropas russas aproximam-se: "Não percam a coragem", pede autarca de Kyiv

O presidente da Câmara de Kyiv, Vitaliy Klitschko, deixou, esta quarta-feira, um alerta aos moradores da capital, avisando que as forças russas se estão a aproximar e que os cidadãos se devem preparar para defender a cidade.

12h39 - Itália prepara envio de material bélico para Kyiv

A Itália vai juntar-se a outros países no envio de material bélico para a Ucrânia de forma a munir os ucranianos de armas para combater os russos.

12h29 - 15 mil pessoas abrigadas nos metros de Kyiv

Estarão cerca de 15 mil pessoas nas estações de metro de Kyiv, abrigadas dos bombardeamentos da Rússia. Segundo disse o diretor do metro ao Kyiv Independent, as estações têm capacidade para abrigar cerca de 100 mil pessoas.

12h27 - Míssil de cruzeiro atinge edifício da câmara de Kharkiv

Um míssil de cruzeiro atingiu esta quarta-feira o edifício da Câmara Municipal de Kharkiv, confirmou à Reuters o vice-governador da região, Roman Semenukha. Kharkiv é a segunda maior cidade da Ucrânia e tem sido alvo de intensos bombardeamentos por parte dos russos.

12h21 - UE pede "iguais oportunidades" para africanos regressarem aos seus países

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, instou hoje as autoridades fronteiriças a darem "iguais oportunidades" aos africanos que tentam sair da Ucrânia, após a invasão russa, para poderem regressar aos países de origem "em segurança".

12h18 - Parlamento britânico quebra protocolo e aplaude embaixador ucraniano

Os deputados presentes na Câmara dos Comuns para a sessão de perguntas ao primeiro-ministro quebraram o protocolo, levantando-se para aplaudir o embaixador ucraniano a assistir nas galerias. Segundo as regras do parlamento, é proibido aplaudir, mas o líder da câmara disse que a ocasião justificava "o desejo de demonstrar o nosso respeito e apoio para com o seu país e o seu povo".

12h11 - Lavrov. III Guerra Mundial envolverá "armas nucleares e será destrutiva"

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, disse, esta quarta-feira, que uma hipotética III Guerra Mundial irá "envolver armas nucleares e será destrutiva".

12h10 - Google bloqueou apps de órgãos de comunicação russos

A Apple decidiu banir da sua App Store as aplicações de órgãos de comunicação russos como a RT e a Sputnik, uma decisão que foi agora reproduzida pela Google que também baniu estas apps da respetiva loja virtual.

12h07 - Ucrânia refuta Kremlin e diz que mantém controlo de Kherson

Depois da Rússia ter afirmado esta manhã que tinha conseguido controlar a cidade costeira de Kherson, as forças ucranianas negaram agora as informações russas e disseram que continuam a manter a cidade. Segundo a Sky News, o autarca de Kherson, Igor Kolykhayev, a cidade está cercada mas ainda não caiu nas mãos dos invasores.

11h56 - Grupo Wagner sai da RCA e do Mali para reforçar tropas russas

Os mercenários da empresa russa Wagner que estavam em Bamako, capital do Mali, e em Bangui, na República Centro-Africana, estão na Ucrânia há vários dias, noticiou hoje a African Report.

11h55 - Médica ucraniana morta quando tentava levar sobrinho ao hospital

Uma médica ucraniana terá sido morta por militares russos quando tentava levar o sobrinho ao hospital. Mariana Kalabioni foi, alegadamente, morta quando tentava sair da cidade de Kukhari, junto a Kyiv.

11h50 - Rússia faz balanço de ataques a alvos militares sem referência a baixas

As forças armadas russas anunciaram hoje a destruição de 1.502 instalações militares ucranianas desde o início da "operação especial" na Ucrânia, sem referir baixas do seu lado, que a Ucrânia disse serem quase 6.000.

11h43 - Agência russa confirma negociações para hoje

Apesar das reticências do presidente ucraniano em negociar com a Rússia enquanto decorrem ataques a infraestruturas civis, o encontro entre as delegações vai mesmo acontecer. A agência estatal russa TASS confirma que a segunda reunião vai acontecer esta noite, contaram fontes junto do governo de Zelensky.

11h38 - 'Palyanytsa'. É com esta palavra que os ucranianos desmascaram os russos

'Palyanytsa'. É esta a palavra que tem ajudado os ucranianos a desmascararem os infiltrados russos no país. Trata-se (apenas) do nome de um pão tradicional ucraniano, mas é o suficiente para perceber se se está a falar com um natural do país ou, pelo contrário, com um 'sabotador'.

11h30 - Soldados russos choram e sabotam veículos para evitar combates

Os soldados russos estão a render-se e a sabotar os próprios veículos para evitar combates na Ucrânia, perante as ordens que têm de "atirar em todos", revelou um relatório avançado pelo New York Times que cita um funcionário do Pentágono. 

11h20 - Ucrânia no centro de Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios

O estado e aprofundamento da democracia na Europa, coincidindo com "a brutal invasão da Ucrânia", são o foco da Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios que nos próximos dias junta 2.000 líderes políticos em Marselha, França.

11h12 - Ministro da Defesa convoca Conselho Superior Militar para hoje

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, convocou para hoje uma reunião do Conselho Superior Militar, o seu principal órgão de consulta, para analisar a siuação que se vive na Ucrânia, anunciou o ministério.

10h55 - Cerca de 836 mil ucranianos já deixaram o país

Quase 836.000 refugiados já deixaram a Ucrânia desde o início do conflito, de acordo com o último balanço da ONU. São cerca de mais 159 mil pessoas nas últimas 24 horas.

10h53 - Homem mais rico da Rússia alvo das sanções europeias

Alexei Mordashov, o homem mais rico da Rússia e dos mais ricos do mundo, entrou na lista de sanções da União Europeia.

10h50 - Augusto Santos Silva: "A Rússia não pode ser bem sucedida nesta guerra"

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse que "todos devemos trabalhar em conjunto para superar o estado de guerra", frisando que "a Rússia não pode ser bem sucedida", porque, se for, "significa que o direito internacional não serve para nada".

10h48 - Macron fala sobre a Ucrânia esta noite

O presidente francês Emmanuel Macron anunciou no Twitter que iria falar ao país sobre a situação na Ucrânia às 20h (19h, hora de Lisboa).

10h45 - Russos garantem conquista de Kherson, separatistas bloqueiam Mariupol

O exército russo garantiu hoje ter conquistado a cidade de Kherson, enquanto os separatistas pró-russos anunciaram ter conseguido bloquear totalmente Mariupol, também no sul da Ucrânia.

10h40 - Gás natural atinge máximo histórico de 194,715 euros por megawatt hora

O preço de referência europeu do gás natural, o holandês TTF, disparou hoje para 194,715 euros por megawatt hora (MWh), um máximo histórico, impulsionado pela guerra na Ucrânia, sendo a Rússia um grande produtor e exportador de gás.

10h31 - Estrada na Lituânia diz que Haia espera por Putin

Uma estrada na Lituânia, em frente à embaixada da Rússia no país, foi esta quarta-feira pintada com a frase "Putin, Haia espera por ti", remetendo para a investigação do Tribunal Penal Internacional para possíveis crimes de guerra pelos russos na Ucrânia.

10h23 - Rússia dá tudo para quebrar resistência e prepara operação para "caos"

Os militares russos estarão a preparar uma "operação psicológica e de informação em larga escala" para gerar "pânico e caos" e assim quebrar a resistência ucraniana que se tem revelado mais forte do que o esperado. 

10h20 - Navalny pede a russos para se manifestarem todos os dias

O opositor do Kremlin, Alexei Navalny, detido há quase dois anos pela Rússia por desobediência civil e promover manifestações contra o regime de Putin, apelou, esta quarta-feira, a novos protestos contra a invasão russa na Ucrânia.

10h15 - Papa agradece apoio da Polónia aos ucranianos

O Papa Francisco agradeceu hoje aos polacos pelo apoio à Ucrânia e pelo acolhimento aos ucranianos que estão em fuga após a invasão russa durante a audiência geral realizada no Vaticano.

10h10 - Kremlin diz estar pronto para segunda ronda de negociações

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse hoje que a Rússia está pronta para a segunda rodada de negociações com a Ucrânia.

10h05 - Quem é Olena, a mulher de Zelensky que (tal como ele) se recusa a fugir

Quando a guerra eclodiu, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky negou-se a sair do país, e tornou-se no rosto da guerra que assola o seu país. A mesma decisão foi tomada também pela sua mulher.

10h00 - Governo estabelece critérios de proteção a deslocados da Ucrânia

Foram publicados em Diário da República, esta segunda-feira, os "critérios específicos da concessão de proteção temporária a pessoas deslocadas da Ucrânia, em consequência dos recentes conflitos armados vividos naquele país". 

9h54 - Amnistia Internacional confirma 10 ataques que podem ser crimes de guerra

A Amnistia Internacional (AI) confirmou, esta quarta-feira, a existência de pelo menos dez ataques "indiscriminados" da Rússia na Ucrânia que poderão ser considerados crimes de guerra.

9h52 - Chechenos contratados para matar Zelensky foram "eliminados"

O chefe do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia confirmou que foram "eliminados" os membros da tropa de elite chechena Kadyrovites, cuja missão era a de matar o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

9h50 - WizzAir oferece 100 mil bilhetes a refugiados ucranianos

A WizzAir vai oferecer 100 mil bilhetes a refugiados ucranianos durante o mês de março. O objetivo é ajudar estas pessoas a chegar a outros países, sendo que os voos terão como origem Polónia, Eslováquia, Hungria e Roménia.

9h34 - Grupo siderúrgico russo suspende entregas à Europa após sanções

O grupo siderúrgico russo Severstal anunciou hoje a suspensão das entregas na Europa após as sanções impostas pela União Europeia (UE) contra o seu principal acionista russo Alexei Mordashov, em retaliação à invasão da Ucrânia pela Rússia.

9h30 - Crianças detidas por participarem em manifestação antiguerra na Rússia

Crianças do ensino primário terão sido detidas por estarem a participar numa manifestação antiguerra, na Rússia. A informação é avançada por um opositor do governo russo, que partilha inclusive uma imagem dos menores.

9h22 - UE quer corredores humanitários para ucranianos e alívio nas fronteiras

A Comissão Europeia propôs hoje a ativação, pela primeira vez, da diretiva que permite conceder proteção temporária no bloco europeu a refugiados, dirigida aos ucranianos que fogem da invasão russa, bem como faixas de emergência em controlos transfronteiriços.

9h12 - Ucrânia alerta Europa para iminência de desastre nuclear 

O governo ucraniano intensificou os alertas sobre a possibilidade de um desastre nuclear na Ucrânia, dada a ofensiva russa em torno de Enerhodar, onde se localiza a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa.

O porta-voz do ministério do Interior da Ucrânia, Anton Gerashchenko, afirmou numa publicação no Facebook que, "por causa da loucura de Putin, a Europa está novamente à beira de um desastre nuclear".

9h08 - Passaporte ucraniano salva jovem de 16 anos

As forças armadas ucranianos publicaram no Twitter uma foto de um passaporte ucraniano, danificado por um estilhaço de uma bala. Segundo as autoridades, o passaporte estaria na roupa de um rapaz de 16 anos em Mariopol, que se encontra em cirurgia.

9h00 - Espanha vai enviar armamento à Ucrânia

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta quarta-feira que Espanha vai enviar armas à Ucrânia, além do contributo para o envio de armamento já feito no âmbito da União Europeia.

8h28 - Jitomir fortemente bombardeada. Maternidade destruída e há 4 mortos, uma criança incluída

A cidade de Jitomir, a 120 quilómetros a noroeste de Kyiv, foi ontem à noite fortemente bombardeada tendo provocado a morte a, pelo menos, quatro pessoas, sendo que uma destas quatro vítimas é uma criança.

O ataque destruiu também uma maternidade e várias habitações.

 8h27 - Zelensky deplora ataque em local onde judeus foram massacrados por nazis

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje Moscovo de tentar "apagar" a Ucrânia e a história do país apelando aos judeus "a não ficarem em silêncio" face aos ataques russos contra a zona de Babi Yar, Kiev, local de massacres nazis.

8h22 - "O PCP não votou contra condenação", votou "contra escalada no confronto"

João Ferreira, vereador do PCP na Câmara Municipal de Lisboa, afirmou no Twitter que "o PCP não votou contra a condenação da Rússia", mas contra a escalada no confronto militar, tal como o partido "já expressou, de formas e em momentos diversos". Esta explicação surge após o PCP ter votado, na passada terça-feira, contra a resolução do Parlamento Europeu de condenação da Rússia pela invasão da Ucrânia.

8h20 - Ucrânia diz que já morreram na guerra mais de 6 mil soldados russos

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou esta quarta-feira que já morreram na invasão à Ucrânia mais de seis mil tropas russas.

8h19 - Voos a partir de Kaliningrado têm de contornar os Bálticos

O bloqueio do espaço aéreo da Europa à Rússia está a provocar constrangimentos previsíveis à Rússia, e estas dificuldades estão a ser particularmente fortes na região russa de Kaliningrado. Os aviões que saem do pequeno enclave, cercado pela Lituânia e a Polónia, têm de dar uma grande volta para poder entrar no espaço aéreo da Rússia, como se vê através desta imagem do Flight Radar, publicado por um conselheiro da líder da oposição bielorrussa.

8h05 - Russos garantem conquista de Kherson, separatistas bloqueiam Mariupol

O exército russo garantiu hoje ter conquistado a cidade de Kherson, enquanto os separatistas pró-russos anunciaram ter conseguido bloquear totalmente Mariupol, também no sul da Ucrânia.

7h53 - Bolsa de Moscovo fechada, maior banco russo abandona mercado europeu

O Banco da Rússia informou hoje que vai manter a bolsa de valores de Moscovo fechada pelo terceiro dia consecutivo, no mesmo dia em que o maior banco russo anunciou que vai abandonar o mercado europeu.

7h50 - Edifício da universidade de Kharkiv em chamas

Os bombardeamentos da Rússia na segunda maior cidade ucraniana atingiram um edifício da universidade de Kharkiv, fundada em 1805, a segunda a ser fundada no então Império Russo (quando Kharkiv se chamava Kharkov, o nome da cidade em russo).

7h20 - Paraquedistas russos atacam hospital militar em Kharkiv

O presidente russo Vladimir Putin lançou esta madrugada um ataque de paraquedistas num hospital militar em Kharkiv, intensificando os seus intentos de controlar a segundo maior cidade ucraniana.

7h15 - Bielorrússia envia forças adicionais para a fronteira a sul

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, anunciou na terça-feira que ordenou o envio de forças adicionais para sul, na fronteira com a Ucrânia, no sexto dia da invasão russa neste país.

7h10 - EUA não vão enviar tropas, mas Joe Biden garante defesa da NATO

O Presidente norte-americano disse que não vai enviar tropas para a Ucrânia, em resposta à invasão russa, mas garantiu que os Estados Unidos vão defender os aliados da NATO. No seu discurso do Estado da Nação, Biden também prometeu que os EUA iriam perseguir os "oligarcas e líderes corruptos russos", e anunciou que o país iria fechar o espaço aéreo a aviões da Rússia.

7h00 - Conflito na Ucrânia deverá fazer aumentar terrorismo na região

O conflito na Ucrânia deverá fazer aumentar o terrorismo na Rússia e Eurásia, que foi a região do mundo que registou a maior queda no número de mortes relacionadas com extremismo em 2021, revela um relatório hoje divulgado.

7h00 - Bom dia. Começamos a semana com mais um acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: Conflito na Ucrânia deverá fazer aumentar terrorismo na região

Recomendados para si

;
Campo obrigatório