Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Chechenos contratados para matar Zelensky foram "eliminados"

Informação foi confirmada pela agência ucraniana Unian.

Chechenos contratados para matar Zelensky foram "eliminados"

O chefe do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia confirmou que foram "eliminados" os membros da tropa de elite chechena Kadyrovites, cuja missão era a de matar o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Oleksiy Danilov disse à agência de notícias ucraniana Unian que a força de elite estava dividida em dois grupos pela Ucrânia - um dos grupos foi eliminado em Gostomel (nos arredores de Kyiv) e outro estará "debaixo de fogo".

Danilov acrescenta ainda que foram representantes do FSB, os serviços secretos russos, que ofereceram informações a Kyiv por "não querem participar" na missão.

"Graças a isso, posso dizer que o grupo de elite de Kadyrov, que veio aqui especificamente para eliminar nosso presidente, foi diretamente destruído", vincou.

No entanto, não ficou esclarecido se a eliminação da força de elite estará relacionada com as informações avançadas na segunda-feira sobre a presença de 400 mercenários do grupo Wagner, contratados por Moscovo para matar Zelensky.

O grupo Wagner tem ganho notoriedade nos últimos anos, especialmente pelas suas ações militares em África. A milícia é responsável por proteger empresas petrolíferas e interesses russos em Cabo Delgado (Moçambique), no Mali, na Zâmbia, na República Centro Africana, entre outros países, entrando muitas vezes em confronto com extremistas islâmicos e forças locais.

[Notícia atualizada às 09h51]

Leia Também: Mercenários do grupo russo Wagner em Kiev para matar Zelensky

Recomendados para si

;
Campo obrigatório