Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Ucrânia alerta que Europa está "à beira de um desastre nuclear"

Russos estarão próximos da central nuclear de Zaporizhzhia.

Ucrânia alerta que Europa está "à beira de um desastre nuclear"

O governo ucraniano intensificou os alertas sobre a possibilidade de um desastre nuclear na Ucrânia, dada a ofensiva russa em torno de Enerhodar, onde se localiza a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa.

O porta-voz do ministério do Interior da Ucrânia, Anton Gerashchenko, afirmou numa publicação no Facebook que "por causa da loucura de Putin, a Europa está novamente à beira de um desastre nuclear".

Segundo o governo, os ataques da Rússia poderão atingir a infraestrutura da central nuclear, especialmente os equipamentos essenciais para assegurar a integridade da de Zaporizhzhia.

Se os russos atacarem a central, alerta Gerashchenko, há a possibilidade de "haver um acidente como a central nuclear de Chernobyl ou a central nuclear Fukushima".

"Generais russos - acordem! Não criem as condições para um novo Chernobyl! A radiação não conhece as nacionalidades e não poupa ninguém!", exclamou o porta-voz.

Os ucranianos já tinham alertado no início da invasão que o movimento de tropas russas em Chernobyl provocou um crescimento das poeiras radioativas no ar. A Rússia terá tomado a central, palco do maior desastre nuclear de sempre em 1986, e terá mantido os responsáveis pela segurança da infraestrutura como reféns.

[Notícia atualizada às 09h27]

Leia Também: NATO não eleva níveis de alerta nuclear, diz secretário-geral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório