Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Amnistia Internacional confirma 10 ataques que podem ser crimes de guerra

ONG investigou fotos, vídeos e imagens de satélites de ataques da Rússia na Ucrânia.

Amnistia Internacional confirma 10 ataques que podem ser crimes de guerra

A Amnistia Internacional (AI) confirmou, esta quarta-feira, a existência de pelo menos dez ataques "indiscriminados" da Rússia na Ucrânia que poderão ser considerados crimes de guerra.

Numa publicação no Twitter, a maior organização não-governamental (ONG) de defesa de direitos humanos publicou um mapa da Ucrânia.

Segundo a AI, para a conclusão foram analisadas fotos, vídeos e imagens de satélites que têm circulado na internet.

Os ataques descritos incluem bombardeamentos a hospitais e edifícios residenciais, explosões em creches e infantários e um dos pontos em Kyiv refere apenas que "múltiplos ataques foram verificados".

A maioria destes incidentes registou-se a lesta da Ucrânia, nomeadamente na região de Mariupol, além de dois ataques em Kyiv e dois ataques em Kharkiv.

A Organização das Nações Unidas já tinha alertado para ataques russos a estruturas civis na Ucrânia e, na terça-feira, o procurador-geral do Tribunal Penal Internacional, em Haia, confirmou que a entidade iria investigar a situação no país o mais rapidamente possível.

Se o tribunal confirmar os ataques a civis, Vladimir Putin poderá ser julgado por fomentar crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Ucrânia.

Leia Também: Ucrânia acusa Rússia de "crimes de guerra" após ataques a alvos civis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório