Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Populares escavam em busca de familiares. 78 mortos nas chuvas no Brasil

Foram contabilizados 269 deslizamentos e 325 ocorrências decorrentes das fortes chuvas.

Populares escavam em busca de familiares. 78 mortos nas chuvas no Brasil
Notícias ao Minuto

21:07 - 16/02/22 por Marta Amorim com Lusa

Mundo Brasil

Pelo menos 78 pessoas morreram na sequência das fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil, na tarde desta terça-feira, dia 15, noticia a CNN Brasil.

O balanço de mortos já aumentou várias vezes e ainda deverá ser atualizado já que o número de desaparecidos na localidade, de 300 mil habitantes, localizada 60 quilómetros da cidade do Rio de Janeiro, ainda não foi apurado pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo informou a Secretaria de Defesa Civil esta quarta-feira, também foram contabilizados 269 deslizamentos e 325 ocorrências. Pelo menos 21 pessoas foram resgatadas com vida.

A prefeitura pede que população evite sair de casa. Durante a madrugada, agentes da Defesa Civil percorreram alguns pontos da cidade que foram afetados pelas fortes chuvas.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil acredita foram atingidas entre 35 a 50 casas.

Em imagens divulgadas esta tarde, uma mulher, munida de uma enxada, tenta escavar a espessa lama em Petrópolis. Em desespero, procura a afilhada de 17 anos e a sua filha de 1 ano. "É uma bebé de 1 ano sem respirar debaixo dessa lama", diz a mulher nas imagens captadas pela Globo

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que tem acompanhado os trabalhos das equipas nos locais onde ocorreram desabamentos e cheias causados pela enxurrada que atingiu a cidade, disse que a situação que tem encontrado é "quase que de guerra".

Sobre o trabalho de resgate, o secretário do estado de Defesa Civil, Leandro Monteiro, afirmou que "há uma grande equipa concentrada no Morro da Oficina", onde as autoridades acreditam que existe "o maior número de vítimas ainda soterradas".

"Estamos com 400 militares mobilizados e atuando em 44 pontos atingidos pelo temporal. Montámos um hospital de campanha com 10 leitos [camas], onde as vítimas recebem o primeiro atendimento", disse.

Para a cidade foram mobilizados 20 camiões, 20 retro escavadoras, 10 escavadeiras hidráulicas e 10 camiões cisterna, além de veículos com medicamentos e ambulâncias.

A prefeitura de Petrópolis decretou "estado de calamidade" e luto de três dias.

Leia Também: "O meu pensamento está com as família atingidas em Petrópolis"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório