Na chamada participaram a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o Presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Friedrich Merz, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte. A conversa durou "um pouco mais de uma hora", segundo a mesma fonte.
De acordo com a sua porta-voz, Trump manteve um "longo telefonema" com Zelensky durante o voo de regresso do Alasca.
"Foi uma longa chamada, primeiro entre os presidentes Zelensky e Trump, e depois os dirigentes europeus juntaram-se a eles", precisou a presidência ucraniana.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje, após uma reunião com o homólogo russo, Vladimir Putin, no Alasca, que o fim do conflito na Ucrânia depende agora do líder ucraniano, Volodymyr Zelensky.
"Agora, depende realmente do Presidente Zelensky para que isso seja feito. E também diria que os países europeus precisam de se envolver um pouco, mas isso depende do Presidente Zelensky", declarou, sem concretizar, o líder da Casa Branca em entrevista ao canal norte-americano Fox News, depois de partir do Alasca.
Os líderes dos Estados Unidos e da Rússia reuniram-se na sexta-feira na Base Aérea de Elmendorf-Richardson, nos arredores de Anchorage, que, apesar dos elogios aos progressos por ambas as partes, não produziu nenhum anúncio em relação a uma solução para o conflito na Ucrânia, que era o foco do encontro.
No final de uma cimeira de quase três horas, Putin e Trump realizaram uma conferência de imprensa conjunta, mas não aceitaram perguntas sobre as discussões, para as quais Zelensky não foi convidado.
Leia Também: Putin repete Trump e diz que guerra não teria começado com ele na Casa Branca