Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mortes em inundações no Equador sobem para pelo menos 24

As inundações causadas pelas chuvas torrenciais em Quito, as mais intensas em 20 anos, causaram pelo menos 24 mortos, dezenas de feridos e 12 desaparecidos, anunciaram hoje os serviços de emergência, em novo balanço.

Mortes em inundações no Equador sobem para pelo menos 24
Notícias ao Minuto

06:11 - 02/02/22 por Lusa

Mundo Balanço

A escala da destruição em Quito, uma cidade de 2,7 milhões de pessoas, é sem precedentes. As autoridades declararam um período de luto de três dias.

As chuvas torrenciais que caíram durante 17 horas sem interrupção na segunda-feira causaram o transbordamento de uma bacia de retenção, provocando uma torrente de água que desceu uma avenida durante mais de um quilómetro no noroeste da capital.

A bacia, com uma capacidade de 4.500 metros cúbicos, rebentou depois de receber quase quatro vezes o fluxo habitual, disse o presidente da câmara.

Torrentes de água transportando pedras e lama varreram carros e casas e ruas inundadas, de acordo com imagens transmitidas pelos serviços de salvamento e pelos meios de comunicação social. Vários edifícios foram danificados, incluindo uma esquadra de polícia e uma central elétrica.

A torrente de lama, que teve origem nas encostas do vulcão Pichincha, atingiu também um campo desportivo.

"As pessoas jogavam lá e não conseguiam escapar. A torrente apanhou-os de surpresa e varreu o campo", disse à AFP Freddy Barrios Gonzalez, um trabalhador de 56 anos de idade que trabalhava nas proximidades.

Leia Também: Chuvas mais fortes em quase 20 anos matam pelo menos 11 no Equador

Recomendados para si

;
Campo obrigatório