Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Novo ataque a campo de deslocados na RD Congo provoca a morte de 22 civis

Um novo ataque a um campo de deslocados em Ituri, nordeste da República Democrática do Congo, provocou a morte de 22 civis, menos de uma semana após um ataque semelhante que matou 29 pessoas num local próximo.

Novo ataque a campo de deslocados na RD Congo provoca a morte de 22 civis
Notícias ao Minuto

21:22 - 28/11/21 por Lusa

Mundo RD Congo

"Depois do ataque ao centro de deslocados, 20 corpos foram enterrados em duas valas comuns e depois foram enterrados dois feridos que sucumbiram às suas feridas, elevando o número de mortos para 22", disse Mambo Bapu Mance, coordenador da Cruz Vermelha de Djugu (na região de Ituri).

Mance acusou as milícias do grupo Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo de serem responsáveis pelo ataque.

O porta-voz do Exército na região, Jules Ngongo, informou que os agressores já tinham sido repelidos, mas não deu mais pormenores sobre a operação de segurança no local.

A região de Ituri, rica em ouro, regressou a cenas de violência desde o final de 2017, com o aparecimento das milícias da Cooperativa para o Desenvolvimento, que se organizaram alegando a necessidade de defender os interesses dos Lendu, uma das comunidades desta província.

Num outro ataque na noite de sábado para domingo, cinco civis foram mortos no território de Irumu e outros quatro nos arredores de Bunia, capital de Ituri, informou Isaac Nyakuklinda, responsável de uma organização não governamental em Irumu.

Desde maio, a região de Ituri e a vizinha província de Kivu do Norte encontram-se em estado de sítio - medida excecional que visa combater grupos armados, mas que não tem impedido a continuação de massacres e sequestros de civis.

Leia Também: RD Congo censura canções contra o presidente e classe dirigente no poder

Recomendados para si

;
Campo obrigatório